As alterações climáticas aumentam o Risco País

As economias emergentes de África, América Latina e Ásia-Pacífico são as mais afetadas pelas consequências económicas das alterações climáticas

Lisboa - 01-jun-2021

As alterações climáticas têm um impacto negativo nas economias mundiais, nas finanças públicas dos países mais afetados e no comércio internacional. As suas consequências económicas aumentam o Risco País associado às exportações e à contratação internacional. De acordo com o mais recente estudo divulgado pela Crédito y Caución, as economias emergentes de África, América Latina e Ásia-Pacífico são as mais afetadas pelas consequências económicas das alterações climáticas, que “afetam de várias formas o Risco País relacionado com o comércio externo" por envolverem "grandes prejuízos económicos e financeiros".

De acordo com o estudo em questão, as alterações nos padrões de precipitação, no sentido de uma maior frequência de eventos climáticos extremos, vão ter um impacto negativo na saúde pública, na agricultura e no fornecimento de energia. As economias dos países africanos, onde, em muitos casos, a agricultura intensiva representa mais de 20% do PIB, são as mais expostas à perda de colheitas. As alterações na precipitação também podem ter um impacto negativo no fornecimento energético. A energia hidroelétrica tem um peso muito relevante no mix de muitos países da América Latina e, em menor escala, na Ásia. Em África, a capacidade hidroelétrica deverá aumentar a leste, onde as chuvas vão aumentar, e diminuir a sul devido às secas.

A ameaça económica da subida do nível do mar é especialmente relevante para as economias da Ásia-Pacífico e das Caraíbas, em particular nos estados insulares, assim como o aumento dos desastres naturais nas áreas costeiras, onde as economias mais expostas estão localizadas na Ásia-Pacífico, na América Central e no Caribe.

Muitas economias emergentes são vulneráveis a um ou mais elementos associados às alterações climáticas. O calor, a seca e as alterações nos padrões de precipitação são uma grande ameaça para a África, onde a agricultura é intensiva. A subida do nível do mar e o aumento dos desastres naturais nas zonas costeiras criam problemas na Ásia, no Pacífico e nas Caraíbas”, conclui o relatório.

O estudo da Crédito y Caución prevê um aumento da atividade económica no combate às alterações climáticas. As empresas dedicadas ao desenvolvimento de novas tecnologias, à construção de centrais de irrigação e de dessalinização ou às energias renováveis vão aumentar a sua atividade em África. As oportunidades criadas para as empresas ativas na construção de parques eólicos offshore são muito menores.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 25%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.