O `risco país? joga bem futebol

A maioria das seleções favoritas apresentam níveis de `alta qualidade? ou `boa qualidade? no risco inerente ao seu país.

Madrid - 16-jun-2014

O `risco país´ é um dos indicadores mais importantes na estratégia e nas operações das empresas que internacionalizaram a sua atividade. Poderá o risco país prever também o resultado do Campeonato Mundial de Futebol? Para responder a esta questão, devemos esperar pelo apito final do campeonato no Brasil 2014, mas o mais provável é que a maioria das seleções favoritas nas casas de apostas apresentem, de acordo com as nossas previsões, níveis de `alta qualidade´ ou `boa qualidade´ do seu risco país.

Os países que apresentam as condições mais extremas de risco não conseguiram classificar-se para a fase de grupos deste evento desportivo a nível mundial. A única exceção entre as 32 seleções apuradas é o Irão.

Dez das seleções que vão competir entre si, no Brasil, apresentam uma `qualidade deteriorada´ do seu risco país. Apesar de ser o grupo mais numeroso, apenas uma, a Argentina, se encontra entre as favoritas. No nível seguinte, `qualidade adequada´, existem quatro seleções, entre as quais se destaca Portugal.

Oito seleções apresentam uma `boa qualidade´ do seu risco país. Trata-se do grupo de Espanha e também do país anfitrião, Brasil, para além do Uruguai e da Itália. Entre as nove seleções com `alta qualidade´ existe ainda um número destacado de favoritos: Alemanha, França, Bélgica ou Inglaterra.

`O risco país é um bom indicador no momento de planificar estratégias de internacionalização. Contudo, não assegura nada. Como dizemos muitas vezes, no final não existem países nem setores bons ou maus, apenas clientes que pagam e clientes que não pagam. Sim, existe uma relação clara entre os prognósticos atuais para o Mundial e as nossas previsões de risco país. Contudo, efetivamente, qualquer seleção pode ganhar´, explica Paulo Morais, Diretor da Crédito y Caución em Portugal e Brasil.

O risco país cobre uma ampla gama de acontecimentos adversos que podem desestabilizar o ambiente empresarial, como por exemplo, as alterações do sistema regulador, o risco de expropriação, a agitação social, a guerra, as desvalorizações ou a vontade e capacidade soberana de pagamento.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo.