O risco de incumprimento na Bélgica

Setores como aço, automóvel, bens de consumo duradouro, construção, maquinaria e engenharia, metalurgia, serviços e têxtil apresentam um alto risco de incumprimento.

São Paolo - 14-jul-2020

• Aço – Degradação do risco de baixo para elevado

As encomendas e a produção veem-se afetados pela recessão económica e os fabricantes e comerciantes de aço sofrem os efeitos da deterioração da procura dos seus principais setores compradores. Prevê-se que o valor acrescentado do ferro e do aço diminua 17% em 2020, após uma diminuição de 9% em 2019.

• Agricultura - Risco médio

O setor foi afetado pelas consequências do confinamento em questões relacionadas com o transporte, a cadeia de fornecimento e a falta de trabalhadores estrangeiros sazonais. Embora se preveja que o valor acrescentado da agricultura contraia em 2020, continua a existir a possibilidade de uma rápida recuperação apesar das condições adversas dos preços e do clima.

• Alimentação - Risco médio

No segmento de venda de alimentos a retalho, a expansão das grandes cadeias de supermercados holandeses em 2019 aumentou a concorrência e colocou maior pressão sobre os preços, com repercussões nas margens de lucro dos retalhistas belgas e dos produtores e transformadores de alimentos. A pressão sobre os preços e sobre as margens sente-se em todos os subsetores. Todos os subsetores são afetados pelo surto de Covid-19 e pelo posterior confinamento. As vendas continuam em curso, mas com um menor nível de atividade e alguns encerramentos de canais de distribuição.

• Automóvel e transporte – Degradação do risco de elevado para muito elevado

O setor automobilístico sofre uma deterioração nas vendas de automóveis de passageiros e comerciais. O setor é afetado pela diminuição do tráfego e da procura logística devido ao confinamento relacionado com o coronavírus. Devido às graves tensões de liquidez das empresas, são esperados mais atrasos nos pagamentos e um maior nível de insolvências. Prevê-se que o valor acrescentado do setor automóvel e de transporte em 2020 diminua mais de 6% e 11%, respetivamente.

• Bens de consumo duradouro - Degradação do risco de elevado para muito elevado

Desde 2018 que reforçámos a nossa posição de subscrição para pequenos retalhistas em todos os subsetores, dado que enfrentam dificuldades crescentes em competir com o poder de mercado de grandes operadores, capazes de oferecer uma gama altamente diversificada de produtos a preços mais baixos. A forte concorrência e o crescente comércio eletrónico pressionam os preços e os serviços. O consumo privado de bens de consumo não alimentar está a deteriorar-se devido ao impacto do coronavírus, com muitas empresas a fechar temporariamente devido ao confinamento. O sentimento moderado do consumidor e o aumento do desemprego podem impedir uma recuperação a curto prazo. Prevê-se que o valor acrescentado do retalho sofra uma contração de mais de 10% em 2020 e que as insolvências aumentem acentuadamente, em especial entre os pequenos retalhistas do setor não alimentar, empresas relacionadas com mobiliário, bem como grossistas e retalhistas de artigos de lazer e de eletrodomésticos.

• Construção e materiais de construção – Risco elevado

O setor da construção belga permanece altamente fragmentado e a consolidação do mercado está em andamento. Em 2019, o setor da construção apresentou um bom desempenho em termos de volume, e seu valor acrescentado aumentou 4%. No entanto, o setor já sofria de margens muito baixas devido à elevada concorrência, principalmente nos negócios de licitação pública, e o poder de negociação dos subempreiteiros e fornecedores de menor dimensão diminuiu. Altos custos de mão-de-obra, acesso restrito a empréstimos bancários, prazos longos de pagamento e insolvências crescentes foram questões anteriores à pandemia de coronavírus. Durante o confinamento, as atividades de construção e os materiais de construção diminuíram para um nível inferior a 30%, com atrasos na maioria dos projetos, embora a atividade de infraestrutura tenha continuado. Em 2020, o desempenho será afetado pela atual recessão económica, com mais pressão nas margens, interrupções na cadeia de fornecimentos e diminuição da eficiência devido a questões como distanciamento social durante as obras. Prevê-se que o valor acrescentado da construção contraia mais de 4% em 2020 e que as insolvências aumentem ainda mais.

• Eletrónica e TIC – Degradação do risco de baixo para médio

A indústria sofre o impacto da diminuição das vendas devido aos encerramentos temporários de empresas relacionados com o confinamento e às interrupções da cadeia de fornecimento e espera-se que o seu valor acrescentado diminua 5,5% em 2020, após um crescimento de 3% em 2019. O moderado sentimento dos consumidores e o aumento do desemprego podem constituir um forte obstáculo à recuperação a curto prazo.

• Serviços financeiros - Risco baixo

O setor permanece relativamente robusto, mas pode ser afetado pela recessão económica geral. Problemas financeiros crescentes para empresas e consumidores podem levar a mais incumprimentos bancários e a condições mais restritivas na concessão de crédito. Prevê-se que o valor acrescentado do setor diminua 4% em 2020, após um forte crescimento em 2018 e 2019.

• Maquinaria e engenharia – Deterioração do risco de médio para elevado

As perspetivas de negócio deterioraram-se já que as encomendas e a produção diminuíram devido ao adiar de investimentos. A procura nacional e internacional dos setores compradores chave como o automóvel e o aeronáutico deteriorou-se. Espera-se que o valor acrescentado da engenharia contraia 6% em 2020.

• Metalurgia – Degradação do risco de médio para elevado

Os pedidos e a produção viram-se afetados negativamente pelo colapso da economia belga. A procura por parte dos principais setores compradores, como a construção, o setor automóvel e as máquinas, caiu, enquanto produtores e comerciantes de metais também sofreram interrupções na cadeia de fornecimentos. Prevê-se que o valor acrescentado da fabricação de metal diminua 9% em 2020, depois de já ter diminuído 4% em 2019.

• Papel - Risco médio

Os produtores de papel veem-se afetados pela diminuição da procura resultante das medidas de confinamento e continuam a enfrentar a pressão da digitalização. Prevê-se que o valor acrescentado do setor diminua 1,5% em 2020.

• Químico e farmacêutico – Degradação do risco de muito baixo para baixo

A deterioração da procura doméstica e global tem um impacto negativo no desempenho do setor e o valor acrescentado dos produtos químicos deverá diminuir mais de 8% em 2020. As empresas são afetadas pela diminuição de pedidos e pelo impacto negativo de problemas logísticos resultantes das medidas de contenção. Entre os subsetores, o petroquímico é o mais afetado. No entanto, a indústria química belga teve um bom desempenho nos últimos dois anos, com finanças comerciais geralmente fortes, bons registos de pagamentos e baixas taxas de insolvência em comparação com outras indústrias. O mesmo vale para as empresas farmacêuticas, que irão beneficiar do aumento das despesas com saúde.

• Serviços – Deterioração do risco de elevado para muito elevado

Devido às amplas medidas de confinamento face ao coronavírus, espera-se que o surto afete gravemente muitos segmentos, em especial os hotéis e restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagem e operadores turísticos. Espera-se que o valor acrescentado dos serviços diminua 6,5% e que o segmento de hotelaria contraia 24% em 2020. Nos próximos meses é esperado um forte aumento dos incumprimentos e das insolvências.

• Têxtil – Degradação do risco de elevado para muito elevado

Os fabricantes, grossistas e retalhistas já sentiam dificuldades antes do surto de coronavírus resultantes de uma concorrência feroz, margens diminutas, redução das vendas, alterações no comportamento dos consumidores e uma maior concorrência por parte de novos retalhistas online.  O desempenho deteriorou-se devido à diminuição das vendas durante o confinamento. Prevê-se que o valor acrescentado dos têxteis sofra uma redução de quase 8% em 2020 e que os atrasos nos pagamentos e nas insolvências aumentem acentuadamente.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.