O risco de incumprimento no Brasil

Os setores automóvel, construção, bens de consumo duradouro, eletrónica e TIC, maquinaria, metalurgia, papel, serviços e têxtil apresentam um alto risco de incumprimento.

São Paolo - 02-out-2020

• Agricultura - Risco médio

Algumas empresas do segmento de distribuição de fertilizantes viram-se afetadas pelo aumento dos custos de importação de agroquímicos, resultante da volatilidade do real face ao dólar, situação que repercutiu negativamente nas margens. Além disso, o sul do Brasil vê-se afetado por uma seca severa. Contudo, uma colheita recorde e as questões em aberto entre a China e os Estados Unidos favorecem os exportadores agrícolas brasileiros, que também beneficiam das baixas taxas de câmbio.

• Alimentação - Risco baixo

O setor foi afetado pelo impacto do confinamento na cadeia de fornecimento e logística. Prevê-se que o valor acrescentado contraia 3,5% em 2020, mas que recupere com força em 2011, com valores acima de 7%.

• Automóvel e transporte - Risco muito elevado

Tanto a produção como as vendas de automóveis sofreram uma deterioração da procura. Esta situação provocou graves tensões de liquidez e falta de efetivo em muitas empresas. Estima-se que o valor acrescentado do setor automóvel sofra uma contração de 43% em 2020 e não é de descartar que haja um aumento dos atrasos e incumprimentos e das insolvências entre fornecedores e concessionários durante os próximos meses. No setor de transporte, o aumento das entregas de vendas online e a uma boa colheita vão gerar uma forte procura nos próximos meses.

• Bens de consumo duradouro - Melhoria do risco de muito elevado para elevado

O consumo privado de bens de consumo não alimentar diminuiu devido ao impacto do coronavírus e a solidez financeira de muitos retalhistas deteriorou-se significativamente. O valor acrescentado dos retalhistas deverá diminuir mais de 4% em 2020. Alguns segmentos beneficiam, atualmente, de um forte aumento dos negócios online, enquanto os centros comerciais voltaram a abrir. As medidas de estímulo às famílias apoiaram o segmento retalhista. Entretanto, o aumento das compras realizadas por consumidores em teletrabalho beneficiou os segmentos de pequenos eletrodomésticos e as marcas próprias. Embora não se preveja um aumento substancial das taxas de incumprimento, o risco de crédito dos pequenos retalhistas sem distribuição online ou com dificuldades de acesso a financiamento bancário é elevado.

• Construção e materiais - Melhoria do risco de muito elevado para elevado

As margens, muito curtas, geram um forte risco de crédito entre os operadores mais pequenos. A recessão económica irá agravar a situação de muitas empresas, com uma maior deterioração das margens. Contudo, ainda não se registou um aumento substancial das insolvências. As baixas taxas de juros e de inflação estão a apoiar o mercado que procura moradias de maiores dimensões. As famílias estão a desviar as despesas com viagens e entretenimento para a realização de obras em casa.

• Eletrónica e TIC – Melhoria do risco de muito elevado para elevado

Prevê-se que o valor acrescentado das TIC estabilize ou diminua ligeiramente em 2020. Após uma desaceleração inicial, as vendas beneficiaram da forte procura de computadores portáteis e artigos de conetividade, já que muitas empresas passaram a trabalhar à distância, uma tendência que se irá manter para lá das medidas de distanciamento social. Contudo, prevê-se um aumento da morosidade das pequenas e médias empresas, afetadas pelo confinamento no segundo trimestre de 2020 e que carecem de apoio financeiro dos bancos.

• Financeiro - Risco baixo

O setor continua a ser relativamente robusto. Contudo, o aumento dos problemas financeiros tanto para as empresas como para os consumidores devido à recessão económica poderia dar lugar a um maior número de incumprimentos e a condições de empréstimo mais restritivas. Prevê-se que o valor acrescentado do setor financeiro diminua cerca de 3% em 2020.

• Maquinaria e engenharia - Melhoria do risco de muito elevado para elevado

Espera-se que o valor acrescentado da engenharia diminua mais de 9% em 2020, na medida em que a procura por parte das principais indústrias compradoras diminuiu e o investimento de capital também está em contração. Contudo, os construtores de máquinas nacionais beneficiaram do facto das importações terem aumentado muito devido à desvalorização do real. Uma recuperação das vendas no segundo semestre poderia mitigar a forte contração observada na primeira metade do ano.

• Metalurgia e aço - Melhoria do risco de muito elevado para elevado

Prevê-se uma diminuição do valor acrescentado da metalurgia, que será superior a 15% em 2020, em resultado da diminuição da procura por parte das principais indústrias compradoras. Contudo, não se verificou ainda um aumento substancial dos níveis de incumprimento e espera-se que o rendimento do setor melhore durante os próximos meses.

• Papel - Risco elevado

Os produtores de papel viram-se afetados por uma menor procura resultante das medidas de confinamento, da recessão económica e do atual processo de digitalização. Prevê-se que o valor acrescentado do setor contraia 10% em 2020, com aumento dos níveis de incumprimento.

• Químico e farmacêutico - Risco baixo

Tanto as empresas químicas como as farmacêuticas melhoraram os seus resultados e as suas margens nos últimos dois anos, com um bom comportamento em termos de pagamentos. A procura de medicamentos crescerá num mercado formado por distribuidores resistentes. Contudo, no segmento dos produtos químicos, a importação de matérias primas está sujeita à volatilidade das taxas de câmbio, em especial no subsetor de agroquímicos. Ao mesmo tempo, a procura por parte das principais indústrias compradoras diminuiu. Espera-se que o valor acrescentado dos produtos químicos diminua cerca de 6% em 2020.

• Serviços - Risco elevado

Devido às amplas medidas de confinamento e ao aumento do desemprego prevê-se que muitos segmentos sofram impactos significativos, em especial os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e operadores turísticos. Estima-se que o valor acrescentado dos hotéis e serviços de restauração contraia mais de 8% em 2020. O esgotar da liquidez no setor de serviços provocou um aumento significativo dos incumprimentos e das insolvências.

• Têxtil - Risco muito elevado

Mesmo antes do surto de coronavírus, os produtores, grossistas e retalhistas do setor têxtil já sentiam o impacto de uma concorrência aguerrida, margens estreitas, mudanças no comportamento dos consumidores e aumento da concorrência por parte de novos retalhistas online. O seu desempenho deteriorou-se ainda mais devido à queda das vendas durante o confinamento e ao aumento do desemprego. Prevê-se que o valor acrescentado do setor têxtil sofra uma redução superior a 15% em 2020, após ter contraído em 2018 e 2019, o que já está a provocar um aumento dos incumprimentos e das falências.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.