Crédito y Caución alerta para a deterioração continuada do setor da metalurgia e do aço

A seguradora de crédito prevê a deterioração do risco de crédito na Alemanha, França, Itália e Reino Unido.

São Paolo - 26-nov-2019

O recente relatório setorial divulgado pela Crédito y Caución alerta para a fraca evolução do setor da metalurgia e do aço que sofre uma deterioração continuada desde o segundo semestre de 2018. Para os próximos seis meses, a seguradora de crédito antecipa uma deterioração do risco de crédito em todos os principais mercados de proximidade como a Alemanha, França, Itália ou Reino Unido.

O desempenho do setor a nível mundial tem sido afetado pelo crescente enfraquecimento dos seus principais clientes. A atividade de construção mantém-se nos principais mercados, como os Estados Unidos e a Alemanha. No entanto, a produção e comercialização de máquinas desaceleraram globalmente, uma tendência que irá manter-se em 2020. Outro dos grandes clientes do setor, a indústria automobilística, enfrenta desafios importantes, como o enfraquecimento da procura em mercados chave (como a China), a saturação noutras regiões e a transição dos motores de combustão para a mobilidade eletrónica por parte dos principais fabricantes.

Em paralelo com tudo isto, a indústria siderúrgica tem de lidar com o aumento dos preços das matérias-primas e com a diminuição dos preços do aço em alguns mercados importantes, em especial na Europa. Após a introdução de tarifas por parte dos EUA, os produtores da China, Rússia e Turquia começaram a reorientar as suas exportações para a União Europeia. As empresas siderúrgicas europeias também se veem afetadas pelos aumentos no custo das licenças de emissão. Num ambiente de mercado complexo, a combinação de uma menor procura, com custos das matérias-primas mais elevados e queda nos preços de venda está a provocar uma deterioração nas margens comerciais, já de si escassas, de muitas empresas. Nos últimos doze meses, o desempenho e o risco de crédito da maioria das empresas metalúrgicas e siderúrgicas deterioraram-se.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo Informação adicional

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.