União Europeia avança no livre comércio

Perante o protecionismo e o capitalismo de Estado, a União Europeia afirma-se como defensora do livre comércio internacional através dos acordos com o Mercosul e o Vietname.

Madrid - 09-jul-2019

Enquanto os Estados Unidos e a China ocupavam as primeiras páginas dedicadas ao G-20 com as tréguas temporárias, a União Europeia avançava com dois acordos históricos de livre comércio com o Mercosul e o Vietname. Estes acordos caracterizam-se por vários elementos fundamentais: eliminação das tarifas de importação, simplificação dos procedimentos aduaneiros, melhor acesso aos concursos públicos, apoio às PME, direitos laborais e proteção dos agricultores.

O acordo com o Mercosul é o primeiro significativo assinado por este bloco comercial desde a sua criação em 1991, que impulsionará o crescimento de mercados relativamente fechados na América do Sul, em especial o Brasil e a Argentina. É o maior acordo que a União Europeia já alcançou em termos de redução tarifária que afetará 91% das exportações europeias de mercadorias para o Mercosul. Os setores que mais beneficiam são o automóvel, componentes, máquinas, produtos químicos, farmacêutico, têxtil e alimentação, que atualmente suportam tarifas muito elevadas. O acordo inclui proteção contra imitações de produtos alimentares tradicionais europeus e procedimentos de segurança alimentar mais claros. O setor comercial que mais ganha no Mercosul é a agricultura, que vê barreiras reduzidas em 82% das suas importações. Por isso, o acordo, que deve ainda ser aprovado pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu e pelas legislaturas nacionais dos países membros de ambos os blocos, enfrenta forte oposição por parte dos agricultores europeus, especialmente em França. Além disso, existe o risco da Argentina optar pela exclusão voluntária.

O acordo com o Vietname, que exigirá o mesmo processo de aprovação, eliminará 99% das tarifas de ambas as partes, reduzirá as barreiras regulatórias e os procedimentos burocráticos. Cento e sessenta e nove produtos europeus tradicionais estarão protegidos contra as imitações no mercado vietnamita. Na opinião da Crédito y Caución, o Vietname é uma das economias emergentes com mais oportunidades para os exportadores. Com a eliminação de 99% das tarifas, vários setores da União Europeia irão beneficiar de um melhor acesso ao mercado: automóvel, máquinas, produtos químicos, farmacêutico, laticínios, vinho ou chocolates.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo URL
_gcl_au googletagmanager.com Utilizado por Google AdSense para experimentar con la eficacia de la publicidad en los sitios web que utilizan sus servicios. 3 meses HTTP pageLink
_ga googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 2 años HTTP pageLink
_gat Script inline Utilizado por Google Analytics para reducir la tasa de solicitudes 1 día HTTP pageLink