Dívida privada ameaça amplificar os efeitos da guerra comercial

A evolução da dívida do setor privado nos Estados Unidos e na China poderia agravar a recessão provocada por uma possível escalada da guerra comercial.

Madrid - 30-jul-2019

Os Estados Unidos e a China, as duas maiores economias mundiais, continuam envolvidos numa guerra comercial que pode desestabilizar as suas economias. De acordo com o mais recente relatório divulgado pela Crédito y Caución, a dívida privada das famílias e das empresas é um meio-chave de amplificação dos custos económicos de uma escalada nesta disputa comercial.

A dívida privada dos Estados Unidos estabilizou em torno de 148% do PIB, num contexto de deslocação dos riscos das famílias para o setor empresarial. A dívida corporativa cresceu até atingir 73% do PIB em 2018, perto do seu ponto máximo anterior à crise. Embora continue a ser um dos rácios mais baixos das economias avançadas, a seguradora de crédito regista um aumento da preocupação com a qualidade da dívida das empresas norte-americanas e o enfraquecimento das regras de subscrição. O aumento das taxas de juros ou a queda dos lucros são os dois elementos que podem gerar problemas de crédito entre as empresas americanas. Dada a política monetária da Reserva Federal, a queda nos lucros causada pela escalada das tensões comerciais é a principal ameaça aos riscos de crédito. Embora a economia dos EUA esteja a passar por um longo período de expansão, os lucros das empresas caíram no primeiro trimestre de 2019. As empresas que operam nos setores do imobiliário e dos serviços públicos são as mais vulneráveis à rápida deterioração resultante de uma queda nos lucros, seguidas pelas empresas dos setores energético, comunicação e de assistência médica. Outros setores altamente expostos são o alimentar, bebidas, tabaco e construção civil.

A dívida privada na China representou 203% do PIB em 2018. Ao contrário dos Estados Unidos, na China a dívida das famílias quase triplicou (de 19% do PIB antes da crise financeira global para 51% em 2018), assumindo-se como a taxa de crescimento mais rápida do mundo. O aumento em relação ao rendimento disponível é ainda mais rápido: 120% em comparação com 30% em 2007. Com 80% da dívida das famílias financiada a taxas variáveis, os agregados familiares chineses estão vulneráveis às flutuações do ciclo económico.

O setor empresarial chinês começou a sua desalavancagem, um processo que aumenta o risco de abrandamento forçado da economia chinesa. A dívida das empresas, que ainda representa 152% do PIB, é a segunda maior entre os mercados emergentes, atrás de Hong Kong (220%). Noventa e cinco por cento da dívida corporativa chinesa está denominada em moeda local, o que a torna menos vulnerável ao risco cambial, mas, tal como nos EUA, a Crédito y Caución regista um aumento da preocupação com a deterioração da qualidade creditaria das empresas. Os setores mais vulneráveis são aqueles que apresentam um excesso de capacidade (aço, alumínio, carvão, vidro laminado e cimento), juntamente com os mais endividados (construção civil e imobiliário) e os envolvidos na disputa comercial com os Estados Unidos (metais, plásticos e máquinas).

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo Informação adicional

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.