O risco de incumprimento na Coreia do Sul

Os setores automóvel, de bens de consumo duradouro, construção, máquinas, metalurgia, serviços e têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento.

São Paolo - 16-out-2020

• Agricultura - Risco médio

A logística e a cadeia de fornecimento do setor agrícola foram afetadas pelas medidas de confinamento durante o primeiro trimestre de 2020. Prevê-se que o crescimento do valor acrescentado da agricultura em 2020 se situe nos 0,5%. Contudo, assim que a pandemia abrande, é esperada uma rápida recuperação.

• Alimentação – Deterioração do risco de baixo para médio

A logística e a cadeia de fornecimento do setor alimentar foram afetadas pelas medidas de confinamento e pela contínua propagação do coronavírus. Em 2020, o valor acrescentado deverá diminua 3%, seguido de uma recuperação de 2,5% em 2021.

• Automóvel e transporte - Risco elevado

Os fabricantes e fornecedores de automóveis sul-coreanos foram gravemente afetados pelas interrupções na cadeia de fornecimento chinesa durante o primeiro trimestre de 2020, provocadas pelo surto de coronavírus. Além disso, veem-se também afetados pela deterioração global das vendas de veículos turísticos e comerciais. Isto provocou uma diminuição da produção, tensões de liquidez e défice de efetivo em muitas empresas. Prevê-se que o valor acrescentado do setor automóvel contraia quase 8% em 2020, após uma diminuição de 0,3% em 2019. Embora no primeiro semestre de 2020 os números de incumprimentos e insolvências tenham sido baixos, não podemos descartar um aumento nos próximos meses.

• Bens de consumo duradouro – Risco elevado

O consumo de bens de consumo não alimentar diminuiu devido à pandemia de coronavírus e prevê-se que o consumo privado contraia em 2020 devido ao sentimento negativo dos consumidores e ao aumento de desemprego. O valor acrescentado do setor contrairá cerca de 5% em 2020. Espera-se um aumento dos incumprimentos e das insolvências nos próximos meses.

• Construção e materiais - Risco elevado

O valor acrescentado do setor contraiu 3,6% em 2019, principalmente devido à queda da construção de moradias. Em 2020 prevê-se nova diminuir de cerca de 2% devido ao abrandamento da atividade económica do país. O valor acrescentado dos materiais de construção irá contrair mais de 8%. A construção residencial diminuirá ainda mais, enquanto a construção comercial se vê afetada pelas incertezas dos investidores. Os projetos públicos de construção de infraestruturas vão levar ainda algum tempo para se materializarem.  Em 2021 espera-se uma recuperação modesta da construção, inferior a 1%, acompanhada de um aumento da morosidade e das insolvências, em especial entre as empresas mais pequenas.

• Eletrónica e TIC - Risco médio

A Coreia do Sul é o principal produtor mundial de monitores e semiconductores. De momento, o perfil financeiro geral dos produtores e fornecedores de serviços mantém-se bom. Contudo, em 2019, o desempenho das exportações e dos investimentos deteriorou-se devido à desaceleração mundial da procura, à queda do preço dos semicondutores e ao aumento das tensões comerciais. No primeiro trimestre de 2020, a produção de TIC foi gravemente afetada pelas interrupções na cadeia de fornecimento e pela deterioração da procura. Com o levantamento das medidas de confinamentos na China, houve uma retoma da produção e a procura de produtos eletrónicos recuperou durante o segundo trimestre. A procura de tablets, computadores e televisores recuperou devido ao aumento do teletrabalho e ao aumento da procura por parte das famílias. Contudo, a procura mundial de smartphones manteve-se num nível baixo. Prevê-se que o valor acrescentado do setor aumente cerca de 4,5% em 2020.

• Financeiro - Risco baixo

O setor continua relativamente robusto. Os cortes nas taxas de juro e os apoios financeiros às pequenas e médias empresas o aos profissionais liberais contribuem para manter um mercado financeiro saudável. O valor acrescentado do setor deverá crescer cerca de 4% em 2020.

• Maquinaria e engenharia - Deterioração do risco de médio para elevado

As empresas do setor são financeiramente resistentes. Contudo, as perspetivas empresariais viram-se afetadas pela diminuição das encomendas e pela redução da produção devido à crise económica. A procura de setores compradores chave, como o setor automóvel, deteriorou-se. O valor acrescentado da engenharia irá contrair 3,5% em 2020.

• Metalurgia e aço - Risco muito elevado

Em 2018 e 2019, as indústrias metalúrgica e siderúrgica já apresentavam um rendimento moderado, com uma redução da procura por parte de setores chave, como a construção naval, e uma crescente pressão sobre as margens. Em 2020, a situação piorou ainda mais devido à recessão económica provocada pela pandemia, que deu lugar a uma menor procura por parte dos setores automóvel e da construção. Espera-se que o valor acrescentado da metalurgia e do aço diminua cerca de 6% e 5% em 2020, respetivamente. Os atrasos nos pagamentos e as insolvências podem aumentar nos próximos meses.

• Papel - Risco médio

A indústria do papel tem uma importância menor na Coreia do Sul, em comparação com outros setores. Devido à queda da economia e à diminuição da publicidade, alguma revistas e jornais abandonaram o mercado. Prevê-se uma contração do valor acrescentado do setor de cerca de 6% em 2020.

• Químico e farmacêutico - Deterioração do risco de baixo para médio

As empresas químicas e farmacêuticas apresentam uma sólida situação financeira, bons registos de pagamento e baixas taxas de insolvência. Contudo, a deterioração da procura por parte dos principais setores compradores repercute-se negativamente no rendimento do setor químico, cujo valor acrescentado irá contrair mais de 4% em 2020. A procura de produtos farmacêuticos deverá beneficiar do aumento das despesas com a saúde, com um crescimento de 7% do seu valor acrescentado.

• Serviços - Risco elevado

Devido às amplas medidas de confinamento levadas a cabo nos primeiros meses de 2020, muitos segmentos foram grandemente afetados, em especial os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e operadores turísticos. O setor recuperou desde o segundo trimestre de 2020, com o aumento da procura por parte dos clientes locais, mas mantém-se a incerteza quanto ao impacto de uma segunda vaga da pandemia. Espera-se que o valor acrescentado da hotelaria e da restauração contraia mais de 6% em 2020. Tanto a morosidade como as insolvências vão aumentar nos segmentos mais afetados.

• Têxtil – Deterioração do risco de médio para elevado

Os grossistas e retalhistas do setor têxtil veem-se afetados pela diminuição das vendas devido à queda do sentimento dos consumidores e ao aumento da taxa de desemprego. Prevê-se que o valor acrescentado do setor contraia 8% em 2020.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.