O risco de crédito em Portugal

Os setores automóvel, construção, consumo duradouro, eletrónica, financeiro, maquinaria, metalurgia, papel, serviços, siderurgia e têxtil apresentam um alto risco de incumprimento.

São Paolo - 14-abr-2021

• Agricultura - Risco médio

Além do aumento de preços dos insumos, dos problemas ambientais e da contenção dos preços de venda, o setor viu-se afetado por problemas de transporte e pela falta de temporários estrangeiros provocados pelos confinamentos. Apesar da agricultura ter sido menos afetada pela pandemia que outras indústrias, o setor continua a enfrentar as incertezas já existentes antes da crise, como a volatilidade dos preços e as condições meteorológicas. Prevê-se que o valor acrescentado da agricultura aumente 1,5% em 2021, após uma contração estimada de 4% em 2020.

• Alimentação - Risco médio

As margens são apertadas devido à pressão dos preços dos grandes distribuidores sobre os produtores e transformadores de alimentos. Muitas empresas de alimentação apresentam uma elevada alavancagem a curto prazo. As empresas fornecedoras de hotéis e restaurantes foram gravemente afetadas pela pandemia, em especial nos segmentos de bebidas. Prevê-se que o valor acrescentado aumente cerca de 4% em 2021. Não é esperado um aumento acentuado da morosidade e das insolvências no primeiro semestre.

• Automóvel e transporte - Risco muito elevado

Os fornecedores e concessionários de automóveis sofreram uma forte deterioração das vendas de veículos de passageiros e de comerciais, o que provocou uma diminuição geral das margens, causando graves tensões de liquidez em muitas empresas. Prevê-se que o valor acrescentado do setor automóvel cresça apenas 1,5% em 2021, após uma contração estimada de 27% em 2020. Quanto ao transporte, o setor foi gravemente afetado pela pandemia e pelas posteriores medidas de contenção, em particular o segmento de transporte de passageiros. Prevê-se que o valor acrescentado do transporte cresça 5,5% em 2021, após uma contração de 7,5% em 2020.

• Construção e materiais - Risco muito elevado

O setor já apresentava um mau comportamento antes da pandemia, com o maior risco creditício concentrado nos operadores mais pequenos. Devido à forte recessão de 2020, as empresas viram-se adicionalmente afetadas por problemas na cadeia de fornecimento, pelo adiamento de projetos e pela redução das encomendas. A morosidade e as insolvências aumentaram no segundo semestre de 2020, mas poderiam voltar a diminuir nos próximos meses, em função de uma recuperação gradual da atividade. Prevê-se que o valor acrescentado da construção cresça cerca de 3,5% em 2021.

• Consumo duradouro - Risco muito elevado

Calcula-se que o valor acrescentado do comércio retalhista tenha diminuído 14% em 2020, com uma previsão de recuperação de apenas 6% em 2021. O consumo privado de bens de consumo não alimentar deteriorou-se devido ao impacto do coronavírus, com muitos negócios temporariamente fechados durante os confinamentos. Embora se tenha produzido uma certa recuperação das vendas no terceiro trimestre de 2020, a segunda vaga da pandemia deu lugar a uma nova série de medidas restritivas por parte da Administração que poderiam comprometer as perspetivas de recuperação. Além disso, a deterioração da confiança dos consumidores e o forte aumento do desemprego poderiam dificultar a recuperação a curto prazo. A solidez financeira de muitas empresas deteriorou-se seriamente e espera-se que a morosidade e as insolvências aumentem nos próximos meses.

• Eletrónica e TIC - Risco elevado

As vendas deterioraram-se devido ao encerramento dos comércios como consequência dos confinamentos. A deterioração da confiança dos consumidores, a diminuição do consumo das famílias e o forte aumento do desemprego poderiam dificultar uma forte recuperação a curto prazo. Embora o aumento do comércio eletrónico e das vendas de equipamentos para telecomunicações tenha compensado parcialmente a descida das vendas, calcula-se que o valor acrescentado das TIC tenha diminuído 11% em 2020. Em 2021, prevê-se uma recuperação de 6%. Não se espera que a morosidade e as insolvências aumentem significativamente nos próximos meses.

• Financeiro - Risco elevado

O setor foi gravemente afetado pela recessão económica geral, com um aumento dos problemas financeiros tanto para as empresas como para os consumidores, o que provocou uma deterioração dos lucros. A moratória de crédito aplicada pela Administração como medida de apoio permitiu adiar o pagamento de milhares de milhões de euros até setembro de 2021. Contudo, já se observam alguns sinais de inversão da tendência de redução da morosidade.

• Maquinaria e engenharia - Risco elevado

Após aumentar nos segundo e terceiro trimestres de 2020, a morosidade e as insolvências das empresas de máquinas voltaram a diminuir no último trimestre de 2020, e espera-se que esta tendência continue no primeiro semestre de 2021. No entanto, as perspetivas empresariais continuam frágeis já que as encomendas em curso e a produção diminuíram consideravelmente. De momento, a procura dos principais setores compradores, como o automóvel e a construção, continua reduzida.

• Metalurgia - Risco muito elevado

Os produtores e comerciantes de metais sofreram com a deterioração da procura por parte dos setores compradores chave como o automóvel, a construção e máquinas. Calcula-se que o valor acrescentado do setor tenha contraído mais de 15% em 2020, com previsão de um modesto crescimento de 7% este ano. A solidez financeira das empresas deteriorou-se seriamente, com uma pressão adicional sobre as margens. Dito isto, tanto a morosidade como as insolvências melhoraram no segundo semestre de 2020 depois de uma deterioração no primeiro, e esta tendência de melhoria deverá continuar no primeiro semestre de 2021.

• Papel - Risco elevado

Em 2019, a indústria do papel foi muito afetada pelo persistente aumento dos preços da celulosa nos mercados internacionais, unido a um quadro de mercado muito competitivo. Isto provocou uma deterioração das margens de negócio. Algumas empresas líderes do setor sofreram importantes perdas. A maior deterioração da procura devido à desaceleração económica de 2020 e às medidas de distanciamento social conduziram a uma contração do valor acrescentado de quase 9% em 2020.

• Químico e farmacêutico - Risco médio

Muitas empresas químicas sofreram uma deterioração da procura dos principais setores compradores a nível nacional e mundial. Contudo, em 2021, prevê-se que o valor acrescentado dos produtos químicos cresça cerca de 4,5% após uma contração estimada de 6,5% em 2020. Calcula-se que o valor acrescentado dos produtos farmacêuticos tenha aumentado 7% em 2020, devido ao aumento das despesas com a saúde.

• Serviços - Risco muito elevado

Devido às amplas medidas de distanciamento social, muitos segmentos foram bastante afetados em especial a hotelaria, os restaurantes, os bares, os espetáculos, os eventos culturais, as agências de viagens e os operadores turísticos. Calcula-se que o valor acrescentado da hotelaria tenha sofrido uma redução de 32% em 2020. A segunda vaga da pandemia deu lugar a uma nova série de medidas restritivas impostas pela Administração, em particular a imposição de horários de encerramento antecipado e medidas de teletrabalho obrigatório. Isto e o alcance das medidas poderiam complicar ainda mais as perspetivas do setor em 2021. A morosidade e as insolvências aumentaram fortemente nos primeiros nove meses de 2020. Embora no quarto trimestre de 2020 tenham voltado a diminuir não se pode afastar a possibilidade de um novo aumento em 2021, dependendo da evolução da pandemia e da duração das medidas de confinamento no primeiro semestre de 2021.

• Siderurgia - Risco muito elevado

Os produtores e comerciantes de aço sofreram com a deterioração da procura por parte dos principais setores compradores, como o setor automóvel, construção e máquinas. Calcula-se que o valor acrescentado do aço tenha contraído mais de 15% em 2020 e prevê-se uma recuperação de apenas 8% este ano. A solidez financeira das empresas deteriorou-se seriamente, com uma pressão adicional sobre as margens, enquanto muitas empresas já tinham mostrado uma baixa rentabilidade nos anos anteriores. Dito isto, tanto a morosidade como as insolvências melhoraram no segundo semestre de 2020, após a deterioração sentida nos primeiros três meses do ano.

• Têxtil - Risco muito elevado

Os produtores, grossistas e retalhistas já tinham problemas antes da pandemia resultantes de uma concorrência feroz e de margens muito limitadas. Com a pandemia viram-se afetados adicionalmente pela deterioração das vendas no país e nos mercados exteriores. Após uma contração de 4,6% em 2019, calcula-se que o valor acrescentado do setor tenha voltado a contrair em 2020, cerca de 15%, mas prevê-se uma recuperação de 5,5% em 2021. Os pequenos retalhistas são especialmente afetados pelos efeitos negativos do confinamento e pela falta de confiança dos consumidores. A morosidade aumentou consideravelmente em 2020. O número de insolvências é elevado e espera-se que assim se mantenha nos próximos meses.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.