O risco de crédito em Taiwan

Os setores automóvel, alimentação, bens de consumo duradouro, metalurgia, serviços e siderurgia apresentam um elevado risco de incumprimento em Taiwan.

São Paolo - 01-mar-2021

• Automóvel e transporte - Risco elevado

O setor de viagens enfrentou enormes perdas de receitas com os confinamentos e as restrições de viagem em todo o mundo. As companhias aéreas viveram o maior declínio da história recente. No entanto, duas das principais transportadoras de Taiwan continuaram a apresentar um desempenho operacional positivo graças às operações de carga. Porém, em 2020 estima-se uma contração de 16,5% no valor acrescentado do transporte. Estima-se que o valor acrescentado do setor automóvel terá diminuído quase 10% em 2020.

• Alimentação - Risco muito baixo

O valor acrescentado deve crescer quase 5% em 2021, e as finanças das empresas mantêm-se resilientes até ao momento. Embora o governo não tenha imposto nenhum confinamento, no início da pandemia os consumidores entraram em pânico com a possibilidade de terem de passar um longo período de tempo em casa e comprarem todos os alimentos básicos por receio de quebras de fornecimento.

• Bens de consumo duradouro - Risco elevado

O consumo de bens de consumo não alimentar e o consumo das famílias sofreram uma contração em 2020.

• Construção e materiais - Risco médio

Os grandes projetos de construção em Taiwan mantiveram-se ativos, apesar da escassez de materiais importados. Espera-se que o valor acrescentado da construção aumente cerca de 2% em 2021, após um crescimento de 1% em 2020.

• Eletrónica e TIC - Risco médio

Como um dos pilares do setor de manufatura de Taiwan, a indústria eletrónica depende das tendências ao nível da tecnologia de ponta nas áreas de 5G, inteligência artificial, internet e blockchain. Os pedidos de exportação aumentaram em 2020, impulsionados pela forte procura global por produtos de tecnologia taiwanesa durante a pandemia. O investimento está a voltar do continente devido aos atuais atritos comerciais entre a China e os EUA. O valor acrescentado das TIC deverá crescer quase 4% em 2021.

• Financeiro - Risco baixo

O setor permanece relativamente robusto, em parte devido à forma como o país conseguiu até agora conter a pandemia levando a economia de Taiwan a ser menos afetada do que as economias da maioria dos outros países. Além disso, o governo tem tomado uma série de medidas para apoiar consumidores e empresas. Os bancos locais têm cooperado ativamente com a Administração para oferecer medidas de assistência específicas, como taxas de juros baixas, para famílias e pequenas e médias empresas.

• Metalurgia - Risco elevado

A limitação da oferta de sucata ferrosa importada em contentores levou a um aumento nos preços dos insumos, enquanto as vendas domésticas de metais permaneceram fracas. No entanto, graças à diversificação de portfólio de produtos, alguns dos principais operadores ainda apresentaram lucros no primeiro semestre de 2020. Estima-se que o valor acrescentado da metalurgia tenha diminuído mais de 2% em 2020. No entanto, não se registaram atrasos nos pagamentos ou insolvências nos últimos 12 meses.

• Químico e farmacêutico - Risco médio

As empresas químicas e farmacêuticas apresentam geralmente finanças sólidas, um bom histórico de pagamentos e baixas taxas de insolvência. As empresas químicas taiwanesas responderam à crise concentrando-se na eficiência operacional, otimização de produtos e gestão de custos. O valor acrescentado dos produtos químicos deve crescer mais de 5% em 2021, após um crescimento modesto de 1% em 2020. A procura de produtos farmacêuticos deve beneficiar dos maiores gastos em saúde e necessidades médicas, e espera-se que cresça acima dos 3% em 2021.

• Serviços – Degradação do risco de médio para elevado

Estima-se que o setor de serviços de Taiwan tenha contraído 23% em 2020. A pandemia atingiu duramente os hotéis de cinco estrelas de Taiwan em resultado da falta de visitantes internacionais. O número de quartos ocupados e a taxa de ocupação caíram consideravelmente, e alguns hotéis anunciaram o seu encerramento devido ao impacto da pandemia. Estima-se que o valor acrescentado da indústria da hospitalidade cairá mais de 15% em 2020 e deverá aumentar apenas 1% em 2021. Alguns hotéis não conseguirão sobreviver mais seis meses sem hóspedes internacionais, mesmo que a Administração oferece uma ajuda generosa. Os incumprimentos e as insolvências devem continuar a aumentar em todos os segmentos relacionados com o turismo.

• Siderurgia - Risco elevado

A produção nacional de aço já tinha diminuído em 2019, devido a paragens de manutenção dos fabricantes de aço, bem como a uma redução da procura. Esta descida manteve-se em 2020, principalmente pelo impacto económico da pandemia, pelas fricções comerciais entre a China e os Estados Unidos e pela persistente concorrência de importações a preços mais baixos. Contudo, não se observaram atrasos nos pagamentos nem insolvências nos últimos 12 meses.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.