O risco de incumprimento na Suécia

Os setores automóvel, bens de consumo duradouro, construção, maquinaria, metalurgia, serviços e têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento.

São Paolo - 18-dez-2020

• Agricultura - Risco baixo

O impacto da pandemia no setor foi limitado, até ao momento. As previsões apontam para uma contração de 2% no valor acrescentado do setor em 2020, embora com boas perspetivas de rápida recuperação.

• Alimentação - Risco médio

Antes da pandemia muitos importadores de alimentos tinham dificuldade em reduzir as suas margens devido à debilidade da taxa de câmbio da corona sueca. Espera-se que o valor acrescentado do setor contraia cerca de 1,5% em 2020.

• Automóvel e transporte - Risco muito elevado

Os fabricantes e concessionários sentiram o impacto da deterioração da procura e das perturbações na cadeia de fornecimento, com graves tensões de liquidez e défice de efetivo. Antes do coronavírus as margens do setor já estavam sob pressão. Prevê-se que o valor acrescentado do setor contraia 23% em 2020 e que os incumprimentos e insolvências aumentem durante os próximos meses.

• Bens de consumo duradouro - Risco muito elevado

Apesar da falta de medidas de confinamento total, o consumo privado de bens de consumo não alimentar deteriorou-se. O sentimento moderado dos consumidores e o aumento do desemprego poderiam constituir obstáculos a uma recuperação a curto prazo. Prevê-se que o valor acrescentado do setor contraia 6% em 2020 e que as insolvências aumentem nos próximos meses.

• Construção e materiais - Risco elevado

Em 2019, a construção contraiu, em especial no setor residencial, devido às restrições de crédito impostas pelo Estado. Antes da pandemia, o setor já apresentava um nível elevado de incumprimentos e insolvências. O valor acrescentado do setor deverá diminuir 3,5% em 2020 e tanto incumprimentos como insolvências devem aumentar ainda mais.

• Eletrónica e TIC - Risco médio

Apesar da falta de medidas de confinamento total, as vendas diminuíram. O sentimento dos consumidores e o aumento do desemprego podem constituir um obstáculo a uma rápida recuperação a curto prazo. O valor acrescentado do setor deverá diminuir 1,5% em 2020.

• Financeiro - Risco baixo

O setor mantém-se resistente. No entanto, o aumento dos problemas financeiros das empresas e dos consumidores devido à recessão económica poderia dar lugar a mais incumprimentos bancários e a condições de crédito mais restritivas. O valor acrescentado do setor deverá diminuir 4% em 2020.

• Maquinaria e engenharia - Risco elevado

As perspetivas deterioraram-se já que as encomendas e a produção diminuíram consideravelmente. A procura por parte do setor automóvel diminuiu pronunciadamente. O valor acrescentado do setor deverá contrair cerca de 6,5% em 2020.

• Metalurgia e aço - Risco elevado

Os produtores e comerciantes dos setores da metalurgia e do aço sentem os efeitos da deterioração da procura por parte de setores compradores-chave, como o automóvel e a construção. O valor acrescentado destes setores deverá reduzir-se novamente mais de 11% e 9%, respetivamente. As finanças das empresas já estavam sob pressão antes da pandemia. Prevê-se um aumento das insolvências nos próximos meses.

• Papel - Risco médio

O setor continua a ser afetado pelo processo de digitalização que, nos últimos dois anos, gerou uma diminuição da procura. Prevê-se que o valor acrescentado da indústria sofra uma contração de 0,5% em 2020.

• Químico e farmacêutico - Risco baixo

Algumas empresas químicas estão a sentir uma queda da procura vinculada às interrupções na sua cadeia de valor e à redução da procura por parte das principais indústrias compradoras. Espera-se que o valor acrescentado do setor diminua cerca de 1%. As empresas farmacêuticas beneficiaram do aumento das despesas com a saúde e prevê-se que o valor acrescentado deste segmento aumente mais de 11%. De modo geral, as empresas de produtos químicos e farmacêuticos apresentam uma situação financeira sólida, bons registos de pagamento e baixas taxas de insolvência, comparativamente com outros setores.

• Serviços - Risco muito elevado

Apesar da falta de medidas de confinamento total, a pandemia teve impacto no desempenho dos segmentos hoteleiro, na restauração, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e operadores turísticos, que enfrentam graves dificuldades. As insolvências nestes segmentos devem aumentar nos próximos meses.

• Têxtil - Risco muito elevado

Os produtores, grossistas e retalhistas do setor têxtil já estavam sob pressão antes do surto de coronavírus devido a uma concorrência feroz e às baixas margens. A deterioração resultante dos confinamentos em toda a Europa somou-se aos problemas de rendimento do setor. O valor acrescentado do setor têxtil diminuirá cercas de 7,5% em 2020.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.