O risco de incumprimento na República Checa

Os setores do aço, automóvel, construção, maquinaria, metalurgia, serviços e têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento.

São Paolo - 05-jan-2021

• Aço - Risco elevado

A procura de aço já tinha desacelerado antes da pandemia. Além disso, os produtores foram afetados pelo aumento dos custos com a energia e pela contínua importação de aço chinês mais barato. A legislação ambiental exerceu pressão adicional sobre a indústria. Em 2020, o setor viu-se afetado pela deterioração de setores compradores como o automóvel, a construção e o setor de máquinas. O valor acrescentado do aço deverá contrair mais de 8% em 2020. As insolvências devem aumentar nos próximos meses.

• Alimentação- Risco médio

A importante diminuição dos preços do açúcar verificada antes da pandemia causou perdas às refinarias e aos processadores de carne foram afetados pelo aumento dos preços da carne de porco. Além disso, os custos com a energia e a mão de obra aumentaram. Embora muitos produtores tenham beneficiado do aumento da procura interna registado no primeiro semestre de 2020, os exportadores foram afetados pelo impacto do confinamento nos transportes e na cadeia de fornecimento. Prevê-se que o valor acrescentado do setor aumente menor de 1% em 2020.

• Agricultura - Risco médio

Antes do confinamento, a seca gerou uma perda de rendimento com as colheitas, enquanto os custos com a energia, a mão de obra e as rações animais aumentaram. O setor foi afetado pelo impacto do confinamento nos transportes e na cadeia de fornecimento. Prevê-se que o valor acrescentado do setor estabilize em 2020, embora com boas perspetivas de recuperação.

• Automóvel e transporte - Risco elevado

Os fabricantes e concessionários sentem o impacto da deterioração global das vendas de veículos de passageiros e de comerciais que provocou graves tensões de liquidez. As margens já estavam sob pressão antes da pandemia devido às fracas vendas de 2019 e ao aumento dos investimentos para fazer face à transição para a mobilidade eletrónica. Espera-se que o valor acrescentado do setor contraia mais de 22% em 2020, com um aumento dos incumprimentos e das insolvências nos próximos meses.

• Bens de consumo duradouro - Risco médio

O consumo privado de bens de consumo não alimentar deteriorou-se e muitos negócios fecharam temporariamente. Contudo, o comércio eletrónico e as vendas online aumentaram. A deterioração do sentimento dos consumidores e o aumento do desemprego podem constituir obstáculos a uma recuperação a curto prazo. Espera-se que o valor acrescentado do setor contraia cerca de 6% em 2020, seguido de uma recuperação em 2021.

• Construção e materiais - Risco elevado

As margens são muito estreitas neste setor, com o risco de crédito concentrado nos operadores de menor dimensão. Devido à atual recessão, as empresas veem-se afetadas pelo adiamento de projetos e pela redução do volume de encomendas. O valor acrescentado do setor deverá contrair cerca de 2% em 2020. Espera-se que os incumprimentos e as insolvências aumentem nos próximos meses.

• Eletrónica e TIC - Risco médio

As vendas foram afetadas negativamente pela pandemia. Os retalhistas puderam compensar parcialmente esta diminuição aumentando as vendas online, embora às custas de margens mais baixas. O valor acrescentado do setor das TIC deverá aumentar cerca de 2% em 2020, impulsionado por um incremento da procura de equipamentos de escritório para utilização nos lares.

• Serviços financeiros - Risco médio

O setor mantém-se robusto, mas o aumento dos problemas financeiros das empresas e das famílias poderia conduzir a um maior número de incumprimentos e a condições de acesso ao crédito mais restritivas. Prevê-se que o valor acrescentado do setor sofra uma contração de cerca de 3% em 2020.

• Maquinaria e engenharia - Risco elevado

Antes da pandemia o setor registou uma diminuição da produção e dos rendimentos. O aumento dos custos energéticos e da mão de obra teve um efeito negativo nas margens. Em 2020, os investimentos em máquinas deterioraram-se. No primeiro trimestre, as empresas de engenharia enfrentaram restrições ao tráfego transfronteiriço. Prevê-se que o valor acrescentado do setor contraia mais de 8%. Não se pode descartar um aumento dos incumprimentos e das insolvências nos próximos meses.

• Metalurgia - Risco elevado

A procura de metais desacelerou antes da pandemia. Além disso, o aumento dos custos da energia e da mão de obra teve um efeito negativo nas margens. Atualmente, o setor continua a sentir os efeitos da deterioração da procura por parte dos principais setores compradores, como o automóvel, a construção e as máquinas. Prevê-se que o valor acrescentado do setor contraia mais de 14% em 2020. Espera-se um aumento dos incumprimentos e das insolvências nos próximos meses.

• Papel - Risco médio

O setor continua a ser afetado pelo atual processo de digitalização. Prevê-se uma estabilização do crescimento do seu valor acrescentado em 2020.

• Químico e farmacêutico - Risco médio

As empresas químicas e farmacêuticas apresentam uma situação financeira sólida, bons registos de pagamento e baixas taxas de insolvência em comparação com outras indústrias. Dado que muitas empresas químicas abastecem o setor automóvel que sofre uma diminuição da procura, espera-se que o valor acrescentado deste subsetor sofra uma redução superior a 5% em 2020. Dentro da indústria farmacêutica, muitas empresas solicitam prazos de pagamento mais dilatados, mas prevê-se que o valor acrescentado do setor tenha um aumento modesto de cerca de 0,5% em 2020, decorrente do aumento das despesas em cuidados de saúde.

• Serviços - Risco elevado

Muitos segmentos foram afetados, em especial os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagem e operadores turísticos. Espera-se que o valor acrescentado do setor hoteleiro sofra uma redução de 11% em 2020. As insolvências devem aumentar nos próximos meses.

• Têxtil - Risco elevado

Antes da pandemia, os produtores, grossistas e retalhistas do setor já sentiam os efeitos negativos gerados por uma concorrência feroz, fracas margens, queda de vendas, mudanças no comportamento dos clientes e por uma maior concorrência por parte dos novos retalhistas online. O rendimento deteriorou-se ainda mais devido à queda das vendas. Espera-se que o valor acrescentado do setor sofra uma redução superior a 6% em 2020 e que as falências de empresas aumentem durante os próximos meses.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.