O risco de crédito na Coreia do Sul

Os setores automóvel, bens de consumo duradouro, construção, maquinaria, metalurgia, serviços, siderurgia e têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento na Coreia do Sul.

São Paolo - 19-fev-2021

• Agricultura - Risco médio

As cadeias de abastecimento e de transporte do setor foram afetadas pelas medidas de confinamento no primeiro trimestre de 2020. Estima-se que o valor acrescentado do setor contraia mais de 3% em 2020. No entanto, espera-se uma recuperação rápida assim que a pandemia abrande.

• Alimentação - Risco médio

O transporte e a cadeia de abastecimento do setor foram afetados pelas medidas de confinamento e pela pandemia. Em 2021, o valor acrescentado deve crescer 2,3%, após uma contração de 2,2% em 2020. As vendas no canal online devem aumentar, pois os padrões de consumo alimentar afastaram-se do consumo fora do lar para o consumo em casa.

• Automóvel - Risco elevado

Os fabricantes e fornecedores de automóveis sul-coreanos foram severamente afetados por interrupções na cadeia de fornecimento da China no primeiro trimestre de 2020, desencadeadas pelo surto de coronavírus. Além disso, sentiram o impacto de um declínio global nas vendas de automóveis de passageiros e de veículos comerciais. Isso levou a um declínio na produção, tensões de liquidez e falta de caixa para muitas empresas. Ainda não se materializou uma retoma. Estima-se que o valor acrescentado do setor contraia mais de 11% em 2020.

• Bens de consumo duradouro – Risco elevado

O consumo não alimentar diminuiu devido às medidas de contenção, ao baixo sentimento do consumidor e ao aumento do desemprego. Devido à intensificação das medidas de confinamento social no segundo semestre de 2020, o consumo privado deverá contrair ainda mais. Espera-se que os incumprimentos e as insolvências aumentem entre os retalhistas de produtos não alimentares nos próximos meses.

• Construção e materiais - Risco elevado

A construção foi afetada pela desaceleração económica do país, com a construção comercial afetada pela relutância dos fabricantes em investir. Ao mesmo tempo, levará algum tempo para que os projetos de infraestruturas públicas se concretizem. Apenas a construção residencial evoluirá positivamente. Espera-se um crescimento modesto da construção em 2021, menos de 1%. Os incumprimentos e as insolvências no setor devem aumentar, especialmente entre as empresas de menor dimensão.

• Eletrónica e TIC - Risco médio

A Coreia do Sul é o maior produtor mundial de monitores e semicondutores de memória. De momento, o perfil financeiro dos produtores de TIC e dos prestadores de serviços continua bom. O comportamento de pagamento nos últimos dois anos tem sido bom, com poucos incumprimentos. No entanto, em 2019, a desaceleração global na procura e nos preços de semicondutores afetou os investimentos em equipamentos. O crescimento das exportações deteriorou-se devido ao aumento das tensões comerciais e ao crescimento mais lento na China. Além disso, a produção de TIC foi severamente afetada por interrupções na cadeia de fornecimento e pela deterioração da procura da China no primeiro trimestre de 2020. Com o levantamento dos confinamentos na China, a produção foi retomada e a procura por produtos eletrónicos recuperou no segundo trimestre de 2020. A procura por tablets, computadores e televisores recuperou em relação ao primeiro trimestre, devido ao aumento do teletrabalho e à maior procura por parte das famílias. A produção de TIC continuou a recuperar a partir do segundo trimestre de 2020, em linha com a forte procura por tecnologia 5G, carros autónomos, e-commerce, cloud. Embora o envio mundial de smartphones se tenha mantido num nível baixo em 2020, espera-se uma recuperação a partir do primeiro trimestre de 2021. O valor acrescentado do setor deverá crescer cerca de 3% em 2020, seguido de um aumento de mais de 2% em 2021.

• Financeiro - Risco baixo

O setor continua relativamente sólido. Os cortes nas taxas de juros e o apoio financeiro às PMEs e empresários em nome individual contribuem para a manutenção de um mercado financeiro saudável. O valor acrescentado do setor deverá crescer cerca de 4% em 2021.

• Maquinaria e engenharia - Risco elevado

As empresas deste setor costumam ser financeiramente resistentes. No entanto, as perspetivas de negócio foram afetadas pela queda nos pedidos e pela redução da produção devido à recessão económica. A procura por parte dos principais setores compradores, como a indústria automóvel, deteriorou-se. O valor acrescentado da engenharia deve diminuir 1,8% em 2020. No entanto, se a procura por investimento em instalações aumentar após a pandemia, é muito provável que o setor recupere em 2021.

• Metalurgia - Risco muito elevado

Em 2018 e 2019, a indústria metalúrgica já apresentava um desempenho modesto, com menor procura por parte dos setores-chave como a construção naval, e aumento da pressão sobre as margens. Em 2020, a situação agravou-se ainda mais, devido à desaceleração económica desencadeada pela pandemia, que levou à redução da procura junto da indústria automóvel. O valor acrescentado do setor deverá diminuir cerca de 8% em 2020, após dois anos de contração anual. Os incumprimentos e as insolvências podem aumentar nos próximos meses.

• Papel - Risco médio

A indústria de papel tem pouca relevância na Coreia do Sul em comparação com outros setores. Devido à desaceleração económica e à diminuição da publicidade, algumas revistas e jornais abandonaram o mercado. O valor acrescentado do setor deverá cair 5% em 2020, com uma recuperação modesta de 1% em 2021.

• Químico e farmacêutico - Risco médio

As empresas químicas e farmacêuticas apresentam, de modo geral, finanças sólidas, bons históricos de pagamentos e baixas taxas de incumprimento. No entanto, a deterioração da procura por parte dos principais setores compradores teve um impacto negativo no desempenho dos produtos químicos, e o valor acrescentado do setor deverá contrair mais de 7% em 2020, com uma recuperação modesta de 3% em 2021. A procura de produtos farmacêuticos deve beneficiar do aumento dos gastos em saúde, e o valor acrescentado deste segmento deve crescer 8% em 2020 e 3,5% em 2021.

• Serviços - Risco elevado

Devido às extensas medidas de confinamento no início de 2020, muitos segmentos sofreram muito, em especial a hotelaria, restaurantes, bares, entretenimento, eventos culturais, agências de viagens e operadoras de turismo. O setor recuperou ligeiramente desde o segundo trimestre de 2020, com o aumento da procura de clientes locais e estímulos fiscais, mas a incerteza permanece sobre o impacto de uma nova vaga da pandemia. Além da queda na procura, as empresas são afetadas pelos custos de captação de clientes e pelos custos fixos. O valor acrescentado da hospitalidade está projetado para diminuir quase 14% em 2020, seguido por uma recuperação de 6% em 2021. Tanto as dívidas em incumprimento como as insolvências devem aumentar nos segmentos de serviços afetados.

• Siderurgia - Risco muito elevado

Em 2018 e 2019, a indústria do aço já apresentava um desempenho modesto, com menor procura de setores-chave como a construção naval e aumento da pressão sobre as margens. Em 2020, a situação agravou-se ainda mais, devido à desaceleração económica desencadeada pela pandemia, com menor procura por parte dos setores automóvel e de construção, e pela volatilidade dos preços das matérias-primas. Estima-se que o valor acrescentado do setor diminua mais de 9% em 2020, após dois anos de contração anual. Espera-se que os incumprimentos e as insolvências aumentem nos próximos meses.

• Têxtil - Risco elevado

Grossistas e retalhistas são afetados pela queda nas vendas devido à deterioração do sentimento do consumidor e ao aumento na taxa de emprego. O valor acrescentado do setor deverá contrair cerca de 14% em 2020. Os incumprimentos e as insolvências devem aumentar nos próximos meses.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.