O risco de crédito na Áustria

Os setores austríacos de automóvel, construção, consumo duradouro, eletrónica, metalurgia, papel, químico, serviços, siderurgia e têxtil apresentam um alto riso de incumprimento.

São Paolo - 27-abr-2021

• Agricultura - Risco baixo

No primeiro semestre de 2020, o setor foi afetado pelas consequências do confinamento no transporte, na cadeia de abastecimento e na disponibilidade de trabalhadores sazonais estrangeiros. No entanto, o desempenho do setor recuperou desde o segundo semestre de 2020, prevendo-se um aumento do valor acrescentado na ordem dos 4% em 2021, após uma redução estimada de 1% em 2020.

• Automóvel e transporte - Risco muito alto

Os fabricantes e fornecedores de automóveis sofreram com o declínio global nas vendas de veículos de passageiros e comerciais o que causou graves tensões de liquidez e défice de caixa. As margens já estavam sob pressão antes da pandemia dadas as vendas dececionantes de 2019 e o aumento dos investimentos destinados à transição dos motores de combustão para a mobilidade elétrica. O valor acrescentado do setor automóvel deve recuperar apenas 9,5% em 2021, após uma contração estimada de 19,5% em 2020. Os incumprimentos e as insolvências ainda não aumentaram devido, em parte, ao amplo estímulo fiscal e à suspensão da obrigatoriedade de solicitar insolvência por endividamento excessivo. Espera-se que as insolvências aumentem a partir do segundo trimestre de 2020.

• Construção e materiais - Risco alto

O setor já apresentava um mau desempenho antes da pandemia. As margens operacionais são muito baixas, com um maior risco de crédito concentrado nos operadores de menor dimensão.  Devido à forte recessão em 2020, as empresas foram afetadas pelo adiamento de projetos e pela redução do volume de encomendas. Estima-se que o valor acrescentado do setor tenha caído 3% em 2020.

• Consumo duradouro - Risco alto

O consumo privado de bens de consumo não-alimentar deteriorou-se com o impacto do coronavírus e aos vários confinamentos. A falta de confiança dos consumidores e o aumento do desemprego poderiam dificultar a recuperação a curto prazo. Prevê-se que o valor acrescentado do setor recupere apenas 7% em 2021, após uma contração estimada de 18% em 2020. A morosidade e as insolvências ainda não aumentaram, principalmente devido a um amplo estímulo fiscal e à suspensão da obrigação de solicitar insolvência por endividamento excessivo. Contudo, as insolvências devem crescer no setor retalhista a partir do segundo trimestre de 2020.

• Eletrónica e TIC - Risco alto

As vendas deterioraram-se devido ao encerramento temporário dos negócios durante os confinamentos. Contudo, prevê-se que em 2021 o valor acrescentado do setor das TIC aumente mais de 5%.

• Financeiro - Risco baixo

O setor mantém-se relativamente sólido. Contudo, o aumento dos problemas financeiros das empresas e dos consumidores provocados pela recessão económica poderia conduzir a mais incumprimentos bancários e ao endurecimento das condições de empréstimo. O setor foi afetado por problemas de transporte e na cadeia de fornecimento durante o primeiro semestre de 2020. O valor acrescentado do setor deve aumente cerca de 1% em 2021.

• Máquinas e engenharia - Risco médio

A procura nacional e internacional dos principais setores compradores voltou a aumentar a partir do segundo semestre de 2020. O valor acrescentado do sector deve crescer 9% em 2021, após uma contração estimada de 13,5% em 2020.

• Metalurgia - Risco alto

Em 2020, os produtores de metais foram afetados pela deterioração da procura por parte dos principais setores compradores, como o automóvel, construção e máquinas. Prevê-se que o valor acrescentado do setor recupere apenas 4% em 2021, após uma contração estimada de 12% em 2020.

• Papel - Risco alto

Os produtores de papel veem-se afetados por uma redução da procura devido às medidas de distanciamento social e à digitalização. Estima-se que o valor acrescentado do setor tenha diminuído 1,5% em 2020.

• Químico e farmacêutico - Risco baixo

As empresas ativas nos setores químico e farmacêutico tendem a apresentar finanças sólidas, um bom histórico de pagamentos e uma baixa taxa de insolvência, em comparação com outros setores. Os produtores e grossistas de produtos farmacêuticos vão beneficiar do aumento das despesas com saúde, e o valor acrescentado do setor deverá aumentar quase 4% em 2021. Dito isso, o declínio na procura doméstica e global teve um impacto negativo no desempenho dos produtos químicos e estima-se que o valor acrescentado do setor tenha diminuído 2% em 2020.

• Serviços - Risco alto

Devido às extensas medidas de confinamento e à pandemia, muitos segmentos continuam a ser muito afetados, especialmente a hotelaria, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e operadores turísticos. Estima-se que o valor da hospitalidade tenha caído 17% em 2020, com uma recuperação esperada de 8% em 2021. Os incumprimentos e as insolvências ainda não aumentaram devido aos amplos estímulos fiscais e à suspensão da obrigatoriedade de requerer insolvência por endividamento excessivo. No entanto, espera-se que as insolvências aumentem significativamente no setor de serviços a partir do segundo trimestre de 2020. Os principais segmentos afetados serão hotéis, restaurantes e operadores turísticos.

• Siderurgia - Risco alto

Em 2019, o declínio da procura das principais indústrias compradoras internas, como a construção, afetou os resultados de muitos fornecedores de aço austríacos, enquanto as exportações foram afetadas pela moderação da procura global. O mercado de aço é caraterizado por excesso de capacidade e forte concorrência. A pressão sobre as margens aumentou num setor em que muitas empresas já apresentavam uma baixa rentabilidade. Em 2020, a situação piorou ainda mais com a enorme recessão económica nacional e global causada pela pandemia. Estima-se que o valor acrescentado do setor tenha diminuído 14,5% em 2020, após uma contração de 6% em 2019. Em 2021, espera-se uma recuperação modesta de 4%. A morosidade e as insolvências ainda não aumentaram, principalmente devido a um amplo estímulo fiscal e à suspensão da obrigação de insolvências por endividamento excessivo. No entanto, espera-se que as insolvências aumentem no setor siderúrgico a partir do segundo trimestre de 2020.

• Têxtil - Risco muito alto

Os produtores, grossistas e retalhistas já sofriam, antes da pandemia, uma concorrência feroz, margens curtas, diminuição das vendas, mudanças no comportamento dos clientes e aumento da concorrência dos novos retalhistas online. Os seus resultados deterioraram-se ainda mais devido à queda nas vendas durante os confinamentos. Prevê-se que o valor acrescentado do setor diminua 3% em 2021, após uma contração estimada de 3,5% em 2020. Os incumprimentos e as insolvências ainda não aumentaram, principalmente devido ao amplo estímulo fiscal e à suspensão da obrigação de declarar insolvência por endividamento excessivo. No entanto, espera-se que as insolvências aumentem no setor têxtil a partir do segundo trimestre de 2020.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.