Deterioração do risco de incumprimento no México

A Crédito y Caución prevê que a grave contração do México provoque um aumento dos atrasos e incumprimentos de pagamento em muitos setores de atividade.

São Paolo - 16-set-2020

A Crédito y Caución prevê que o desempenho económico do México se deteriore significativamente devido à grave contração económica provocada pela pandemia de COVID-19, à forte diminuição das chegadas de turistas e à evolução dos Estados Unidos. A Administração mexicana, comprometida com a disciplina fiscal, lançou um pacote de estímulos fiscais muito limitado pelo que a pandemia deteriorou as condições financeiras das empresas no segundo trimestre do ano, afetando em especial as PME. A atual recessão económica agravará a situação de muitas empresas, numa ampla gama de setores de atividade, provocando um aumento dos atrasos nos pagamentos e dos incumprimentos durante os próximos meses.

A evolução do segundo semestre continuará a ser modesta devido às taxas de infeção persistentemente elevadas, que poderiam desencadear um regresso ao confinamento total. As previsões atuais apontam para uma contração do PIB em 2020 superior a 7%, seguida de uma recuperação de 4% em 2021. Embora a dependência do México das receitas do petróleo tenha diminuído nos últimos anos, ainda representa 6% das exportações de bens, 8% do PIB e 18% das receitas públicas. A Administração elaborou as suas previsões para 2020 com base num preço de 49 dólares por barril, pelo que as finanças públicas estão acomodadas à evolução do preço. Contudo, a debilidade da procura global de petróleo tem um impacto negativo nas contas públicas do país.

O setor automóvel, a principal fonte de exportações do México, sofre uma forte queda da procura externa e graves perturbações na cadeia de fornecimento. Prevê-se que as exportações de bens e serviços do México sofram uma contração superior a 9% em 2020. Dado que a economia mexicana está estreitamente sincronizada com o ciclo comercial dos Estados Unidos, o país vê-se muito afetado pela deterioração da procura do seu vizinho do Norte. Os Estados Unidos são o destino de 75% das exportações mexicanas, que representam 25% do PIB do país, e são a sua principal fonte de remessas.

Muitas empresas agrícolas enfrentam um aumento dos custos de importação de produtos básicos, em especial de produtos agroquímicos, devido à volatilidade do peso face ao dólar, o que afeta negativamente as suas margens. Os retalhistas de bens de consumo duradouro e de TIC veem-se gravemente afetados pela deterioração do consumo privado e pela diminuição da solidez financeira. No setor de serviços, muitos segmentos veem-se gravemente afetados, em especial os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, aeroportos, turismo, agências de viagens e operadores turísticos. O setor da construção, que teve um desempenho deficiente já em 2019, verá agravada a sua situação devido à recessão económica. Na indústria automóvel é esperada uma diminuição da produção a médio prazo. As indústrias de máquinas, metalurgia e aço veem-se afetadas negativamente pelo aumento dos preços de importação em consequência da desvalorização do peso e da deterioração da procura por parte dos seus principais setores compradores.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.