Grave perturbação da atividade económica no Japão

As amplas medidas de estímulo para apoiar a economia japonesa não travaram a queda do consumo privado, da produção industrial ou das exportações.

São Paolo - 14-set-2020

A Crédito y Caución prevê que o PIB do Japão sofra uma contração de 6% em 2020. Apesar das amplas medidas fiscais e monetárias para apoiar a economia nipónica, as medidas de confinamento afetaram gravemente os gastos internos, e as exportações viram-se afetadas pela recessão mundial e pelas perturbações na cadeia de fornecimento. A Crédito y Caución prevê que as insolvências no Japão aumentem 14% em 2020. Os principais setores afetados são o retalho, os transportes e a hotelaria. As empresas orientadas para o comércio externo, em especial de produtos tecnológicos, vão sentir a pressão provocada pela queda na procura.

O surto de coronavírus golpeou a economia nipónica num momento em que esta já mostrava sinais de debilidade. O crescimento das exportações abrandou em 2019 devido à queda da procura chinesa, aos riscos de protecionismo e à força crescente do yen, que penaliza a competitividade das exportações. Ao mesmo tempo, o aumento dos impostos sobre o consumo de 8% para 10% em 2019 impulsionou imediatamente uma subida de preços e reduziu os gastos dos consumidores. Tudo isto conduziu a uma forte contração da economia no quarto trimestre de 2019.

O governo japonês implementou um pacote de estímulos fiscais equivalente a 20% do PIB. As principais medidas compreendem a entrega de efetivo a todas as pessoas e empresas afetadas, o adiamento do pagamento de impostos e de cotizações para a segurança social, e empréstimos com condições favoráveis por parte de instituições financeiras públicas e privadas. Apesar destes estímulos, em 2020 prevê-se que o consumo das famílias sofra uma contração de quase 6% devido às medidas para travar a propagação do coronavírus, ao congelamento dos salários e ao aumento do desemprego. A produção industrial sofrerá uma quebra superior a 11%, na medida em que a pandemia colocou à prova a recuperação do setor das TIC. Além disso, os fabricantes de automóveis suspenderam parcialmente a produção no início de 2020 e a procura de maquinaria e equipamentos deteriorou-se. Prevê-se que as exportações japonesas sofram uma contração de mais de 16% em 2020.

Em 2021, as previsões apontam para um crescimento modesto do PIB de cerca de 2,8%. Contudo, continuam a persistir diversos riscos. Uma pandemia de coronavírus de maior envergadura e duração poderia dar lugar a uma persistente falta de confiança dos consumidores, a uma maior volatilidade dos mercados financeiros e a uma contração ainda mais profunda do crescimento mundial. Acresce a isto a possibilidade de uma nova escalada nas disputas comerciais entre a China e os Estados Unidos ou o aumento do protecionismo na cadeia de fornecimento asiática, situações que afetariam gravemente o Japão.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.