Seis mercados emergentes para os exportadores em 2020

Brasil, Colômbia, Emirados Árabes, Cazaquistão, Senegal e Vietname destacam-se como mercados com fortes perspetivas de crescimento e uma vulnerabilidade limitada face ao contexto global.

São Paolo - 12-fev-2020

Em 2020, a flexibilização da política monetária deveria ter um efeito estabilizador do crescimento global, acompanhada de uma lenta recuperação do comércio, mas o cenário não está isento de incertezas, como a possibilidade de novas tensões comerciais entre os EUA e a China ou um não-acordo entre o Reino Unido e a União Europeia. Que mercados emergentes se destacam neste contexto? O mais recente relatório da Crédito y Caución destaca seis mercados: Brasil, Colômbia, Cazaquistão, Emirados Árabes Unidos, Senegal e Vietname. São países com crescimentos sustentados do PIB, impulsionados pelo consumo privado e por investimentos fixos, com suficiência de reservas externas, com taxas de cambio flexíveis e estabilidade institucional. “Embora alguns dos países mencionados não sejam os mercados de crescimento mais rápido, são aqueles que apresentam um crescimento estável ou acelerado, a par de condições comerciais favoráveis e de oportunidades de crescimento em vários setores”, salienta o relatório.

A seguradora de crédito espera que a expansão do PIB do Brasil, a maior economia da América Latina, acelere em 2020. As reformas da Administração deram um impulso à confiança das empresas e a procura interna também se está a fortalecer com o aumento do poder de compra dos consumidores. Na Colômbia, o crescimento económico continuará robusto em 2020. O ambicioso programa de infra estruturas continuará a ser a base do investimento público, enquanto o investimento privado estará amparado pela candidatura à OCDE, pela redução do imposto sobre as empresas e pelas taxas de juros. O consumo privado apoia-se num sólido crescimento dos rendimentos e numa inflação controlada. O setor petrolífero beneficiará da ampliação dos projetos de fraturação hidráulica (fracking).

Na Ásia central, o Cazaquistão apresenta perspetivas favoráveis para 2020, com um crescimento acelerado e uma moeda relativamente estável. O país está a investir na diversificação económica e na melhoria das suas infraestruturas. Os Emirados Árabes Unidos destacam-se pela estabilidade institucional, com uma economia relativamente diversificada que atua como polo regional turístico, financeiro e logístico. A política económica aprofunda a redução da dependência dos hidrocarbonetos: prevê-se que a contribuição do petróleo para o PIB diminua dos atuais 26% para 20% em 2021. A Expo 2020 impulsionará a chegada de turistas e os projetos de grande dimensão atrairão o investimento estrangeiro direto.

Na África subsaariana, o destaque vai para o Senegal, com um clima institucional estável, uma democracia sólida e um elevado crescimento do PIB. A expansão económica apoia-se nos investimentos em infraestruturas e no aumento da produção industrial e agrícola. A segunda fase do Plano Senegal (2019-23) inclui reformas para apoiar o investimento privado e aumentar a diversificação económica do país.

O Vietname é uma das economias do sudeste asiático com maior taxa de crescimento, apoiado na solidez das exportações e da produção industrial. Os baixos custos da mão de obra e a existência de zonas económicas especiais reforçam as oportunidades de investimento para as empresas estrangeiras. A capacidade de produção do país tem vindo a crescer a um ritmo acelerado desde o início da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.