Crédito y Caución prevê aumento de 4% nas insolvências nos EUA

As empresas norte-americanas registaram um aumento da dívida e uma deterioração da sua capacidade de crédito, o que as torna mais vulneráveis às crises económicas e financeiras.

São Paolo - 06-fev-2020

A Crédito y Caución estima que os Estados Unidos vão aprofundar a sua desaceleração em 2020. A seguradora de crédito prevê um crescimento de 1,7%, fortemente apoiado no consumo privado perante a debilidade dos investimentos, dos gastos públicos e das exportações. Embora as finanças das famílias estejam em melhores condições do que há uma década, entre as empresas houve um aumento da dívida e da deterioração da sua capacidade de crédito.

Muitas empresas aproveitaram a ampla disponibilidade de capital para distribuir dividendos mais elevados, em vez de investirem na economia real, o que aumenta a sua vulnerabilidade às crises económicas e financeiras. Após nove anos de declínio, a Crédito y Caución estima que os dados de 2019 reflitam um crescimento de 2,5% nas falências empresariais nos EUA. Em 2020, a flexibilização da política monetária pode não ser suficiente para evitar um aumento adicional de mais 4%. As barreiras comerciais estão a provocar um maior número de insolvências no setor agrícola, enquanto o setor retalhista se apresenta mais vulnerável ao aumento dos custos de importação.

O relatório da Crédito y Caución considera que o recente acordo com a China não esclarece, de forma significativa, o futuro da política comercial dos EUA, num contexto de incerteza e de desaceleração da produção industrial. O tecido empresarial enfrenta uma redução nos lucros devido ao aumento dos preços de importação resultantes das tarifas aduaneiras, ao aumento dos custos laborais e à diminuição da procura externa. O relatório não prevê o crescimento substancial dos investimentos empresarias, que se contraíram no segundo e terceiro trimestres de 2019, e considera que há perspetivas limitadas quanto a novos estímulos fiscais. As exportações são afetadas pela queda na procura na China ou na zona do euro, pela desaceleração global na indústria transformadora e pela desvantagem competitiva de um dólar forte para os exportadores.

O consumo privado já representa mais de dois terços da atividade económica dos EUA, com uma taxa de crescimento anual de 1,9% desde 2016. O cenário base para 2020 prevê a continuação do crescimento, suportado por índices de desemprego baixos, pelo crescimento dos salários e por uma taxa de inflação modesta, embora se preveja o início de uma desaceleração gradual. A força do consumo privado baseia-se nas finanças das famílias que estão num estado muito melhor do que no período anterior à crise de 2008: a dívida das famílias caiu de quase 100% para 75% do PIB. As taxas de poupança pessoais aumentaram consideravelmente, de 3% há uma década para cerca de 8% na atualidade.

Os riscos negativos que poderiam conduzir a uma recessão prendem-se com a deterioração imprevista do consumo das famílias. “Uma centelha incendiária poderá ser a queda do mercado de valores, desencadeada pela concorrência sino-americana para domínio da indústria das tecnologias de ponta. Um aumento no preço do petróleo também representaria um golpe direto para os consumidores norte-americanos”, explica o relatório.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo Informação adicional

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.