A Crédito y Caución prevê um crescimento global das insolvências em 2019 e 2020

A Europa de Leste é a única região na qual a seguradora de crédito prevê uma melhoria dos níveis de insolvência em 2019.

São Paolo - 04-dez-2019

O mais recente Economic Outlook divulgado pela Crédito y Caución prevê um aumento de 3% nos níveis de insolvência em 2019. Este aumento afetará todas as regiões, com exceção para a Europa de Leste. Esta tendência manter-se-á em 2020 com um aumento previsto na ordem dos 2,6%. O relatório salienta que os níveis de insolvência são mais sensíveis à atual incerteza comercial do que a evolução do PIB. As barreiras comerciais geram lucros para alguns setores e perdas para outros que poderão compensar-se em termos de crescimento económico, mas o número de falências sofrerá um incremento. “Embora as perspetivas de insolvência para 2019 e 2020 sejam pessimistas, o aumento das insolvências está relativamente contido nos 3% ao ano face aos aumentos de mais de 30% em 2008 e de 25% em 2009”, realça o relatório.

Por países, um em cada três enfrentará a deterioração das condições de insolvência no próximo ano. Os maiores aumentos são esperados no Reino Unido e em Hong Kong (7%), seguidos de perto pela Turquia, Singapura e Roménia (5%). Num plano considerado estável (limitado a cerca de 2%) encontram-se os países que irão registar um leve aumento e cujo número duplica face aos que esperam uma melhoria. Outro sinal de que o ciclo de insolvências está a mudar é que a maioria dos países com baixos níveis de incumprimento em 2007 enfrentará um aumento das insolvências em 2020.

Na Europa Ocidental as insolvências vão aumentar 2,3% em 2019. Este é o primeiro aumento na região desde 2013. Para 2020, prevê-se um aumento inferior a 1,3%. Em Portugal, um dos países com níveis de insolvência mais elevados, a seguradora de crédito espera uma descida de 2% em 2020.

Após uma década de estímulos monetários excecionais, a dívida corporativa global aumentou significativamente, elevando a vulnerabilidade das empresas às crises económicas e financeiras. “A desaceleração industrial mundial e a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China estão a agravar os desafios para as empresas. As perspetivas sombrias para o comércio e a incerteza da política comercial pesam no sentimento empresarial e no crescimento do investimento, o que aumenta os riscos de crédito”, conclui o relatório.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo Informação adicional

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.