Crédito y Caución prevê “notável desaceleração” do PIB mundial

A seguradora de crédito alerta que o PIB global em 2019 crescerá menos sete décimas que em 2018, principalmente devido à desaceleração do comércio global.

São Paolo - 25-nov-2019

O crescimento económico mundial desacelera e fragiliza-se cada vez mais. Esse é o alerta da Crédito y Caución que prevê “uma notável desaceleração” do PIB mundial para 2,5% em 2019 e 2020, sete décimas abaixo do valor de 2018, em resultado do abrandamento das trocas comerciais provocado pela guerra comercial entre EUA e China. O comércio mundial está a abrandar e a incerteza reduz o investimento empresarial. A estabilidade do consumo das famílias na América do Norte e na Europa, que se mantém graças aos mercados de trabalho historicamente fortes, será a chave do crescimento em 2020.

A economia da zona euro está a abrandar mais do que o esperado. Em 2019 e 2020, o crescimento previsto pela seguradora de crédito para a região ficará limitado a 1,1%, oito décimas abaixo de 2018. A debilidade económica da Alemanha, cujo setor manufatureiro está a ser especialmente afetado pela debilidade da procura externa, e a profunda crise institucional em que a Itália se vê mergulhada, são as principais preocupações da região. Em França, a força do consumo privado continua a dar notícias relativamente positivas, num contexto europeu cada vez mais sombrio. Em Espanha, as famílias estão a aumentar as suas economias preventivas, pelo que o crescimento dos rendimentos não se traduzirá totalmente num aumento do consumo. O crescimento do PIB, que permanece acima da zona do euro, irá desacelerar em 2019 e 2020.

Os Estados Unidos atravessam o período de recuperação mais longo da sua história. Em 2018, o aumento da despesa pública e a redução de impostos impulsionaram as taxas de crescimento a máximos históricos. Quando o efeito desses estímulos desaparecer, as perspetivas de crescimento ficam totalmente nos ombros dos consumidores. No entanto, as perspetivas para o consumo privado são menos favoráveis do que nos últimos dois anos. O desemprego está no seu nível mais baixo em 50 anos, mas a criação de emprego está a começar a abrandar. Neste contexto, a Crédito y Caución prevê que o crescimento do PIB dos Estados Unidos perderá sete décimas em 2019, para 2,2%. A desaceleração esperada para 2020 será mais significativa: ficará limitado a 1,6%.

A economia do Reino Unido, que tem sido especialmente resistente à incerteza que rodeia a sua saída da União Europeia, debilitar-se-á em 2019 e 2020. A Europa de Leste também enfrentará uma desaceleração notável de doze décimas provocada, em grande medida, pela recessão da Turquia e pelo abrandamento da Rússia, que enfrenta importantes sanções internacionais.

Na América do Sul, o crescimento previsto do PIB perde oito décimas para 0,5% devido ao abrandamento das exportações. O Chile, a Colômbia e o Peru são especialmente vulneráveis à evolução da guerra comercial. Na Ásia emergente, a seguradora de crédito espera que o crescimento do PIB abrande sete décimas para 5,3% em 2019 devido à evolução da China e da Índia, os principais países da região.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo Informação adicional

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.