Tensões sociais perturbam as operações comerciais na Tunísia

O lento progresso das reformas económicas e as tensões sociais afetam as perspetivas de médio prazo para esta economia mediterrânica.

São Paolo - 08-nov-2019

A economia tunisina enfrenta grandes desafios. A Crédito y Caución prevê que o crescimento da Tunísia em 2019 e 2020 continue insuficiente para reduzir substancialmente a taxa de desemprego, que ultrapassa os 15%. O lento progresso das reformas económicas e as tensões sociais continuam a afetar as perspetivas de médio prazo para esta economia do Mediterrâneo, com a expansão económica a depender, em grande medida, da situação de insegurança.

De acordo com o relatório da seguradora de crédito, a dívida pública da Tunísia, que aumentará para cerca de 80% do PIB em 2019, é muito vulnerável às flutuações da taxa de câmbio, uma vez que 65% da dívida está denominada em moeda estrangeira. O setor financeiro permanece fraco e o nível de incumprimento é elevado. Apesar do aumento do afluxo de turistas, o declínio da procura por parte dos principais parceiros comerciais da Europa, a moderação do crescimento industrial, a timidez dos investimentos e o aumento dos preços do petróleo pesam na expansão económica da Tunísia.

Até ao momento, tem sido tímida a implementação do programa de reformas impulsionado pelo Fundo Monetário Internacional. A reforma das instituições públicas ineficientes e a contenção da enorme massa salarial pública, que representa 70% da despesa atual, são prioridades fundamentais da reforma fiscal. No entanto, as primeiras medidas de austeridade provocaram protestos públicos e forte resistência sindical. A situação social tem levado a protestos e greves frequentes que perturbam as operações comerciais e influenciam negativamente o clima de investimento. A segurança interna permanece tensa e o risco de ataques terroristas mantém-se elevado. Qualquer desembolso não realizado pelo Fundo Monetário poderia ter um grande impacto, uma vez que a Tunísia depende fortemente da ajuda internacional para financiar o seu défice.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo Informação adicional

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.