Desaceleração na Eslováquia devido à debilidade alemã

A má evolução do setor automóvel aumentaria o risco de crédito das empresas eslovacas integradas na cadeia de valor.

São Paolo - 04-nov-2019

A Crédito y Caución prevê o abrandamento do crescimento da Eslováquia em 2019 e 2020 devido ao enfraquecimento da procura alemã, à evolução do Brexit e ao crescente protecionismo global. No entanto, a expansão económica permanecerá acima dos 2,5% ao ano, suportada pela forte procura interna e por grandes investimentos estrangeiros, em especial no setor automóvel, que aumentaram a produtividade.

A economia eslovaca é muito dependente das exportações industriais para a zona euro, em especial as relacionadas com o setor automóvel alemão. Nessa medida, permanece muito vulnerável aos desafios atuais do setor, como a mobilidade eletrónica, a evolução adversa das vendas, a queda nos lucros ou as possíveis tarifas norte-americanas sobre a importação de carros e peças de reserva da União Europeia. A má evolução do setor automóvel aumentaria o risco de crédito das empresas eslovacas ao longo da cadeia de valor. A crescente escassez de mão de obra e o declínio da população ativa afetam negativamente as perspetivas de crescimento da Eslováquia, a médio e longo prazo.

A boa evolução do consumo privado está sustentada nos aumentos salariais e na redução da taxa de desemprego, que passou de 14% em 2013 para 6,5%. Espera-se que esta taxa continue a diminuir em 2019 e 2020. O forte aumento da dívida das famílias nos últimos dois anos representa um potencial risco de deterioração. Desde 2018, o Banco Central adotou regulamentos mais rígidos para o acesso a empréstimos pessoais. As finanças públicas permanecem estáveis e o défice orçamental mantém-se inferior a 3% do PIB desde 2013. Espera-se que o défice seja de cerca de 1,5% do PIB em 2019 e 2020.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo URL
_gcl_au googletagmanager.com Utilizado por Google AdSense para experimentar con la eficacia de la publicidad en los sitios web que utilizan sus servicios. 3 meses HTTP pageLink
_ga googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 2 años HTTP pageLink
_gat Script inline Utilizado por Google Analytics para reducir la tasa de solicitudes 1 día HTTP pageLink