Desaceleração na Eslováquia devido à debilidade alemã

A má evolução do setor automóvel aumentaria o risco de crédito das empresas eslovacas integradas na cadeia de valor.

São Paolo - 04-nov-2019

A Crédito y Caución prevê o abrandamento do crescimento da Eslováquia em 2019 e 2020 devido ao enfraquecimento da procura alemã, à evolução do Brexit e ao crescente protecionismo global. No entanto, a expansão económica permanecerá acima dos 2,5% ao ano, suportada pela forte procura interna e por grandes investimentos estrangeiros, em especial no setor automóvel, que aumentaram a produtividade.

A economia eslovaca é muito dependente das exportações industriais para a zona euro, em especial as relacionadas com o setor automóvel alemão. Nessa medida, permanece muito vulnerável aos desafios atuais do setor, como a mobilidade eletrónica, a evolução adversa das vendas, a queda nos lucros ou as possíveis tarifas norte-americanas sobre a importação de carros e peças de reserva da União Europeia. A má evolução do setor automóvel aumentaria o risco de crédito das empresas eslovacas ao longo da cadeia de valor. A crescente escassez de mão de obra e o declínio da população ativa afetam negativamente as perspetivas de crescimento da Eslováquia, a médio e longo prazo.

A boa evolução do consumo privado está sustentada nos aumentos salariais e na redução da taxa de desemprego, que passou de 14% em 2013 para 6,5%. Espera-se que esta taxa continue a diminuir em 2019 e 2020. O forte aumento da dívida das famílias nos últimos dois anos representa um potencial risco de deterioração. Desde 2018, o Banco Central adotou regulamentos mais rígidos para o acesso a empréstimos pessoais. As finanças públicas permanecem estáveis e o défice orçamental mantém-se inferior a 3% do PIB desde 2013. Espera-se que o défice seja de cerca de 1,5% do PIB em 2019 e 2020.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo Informação adicional

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.