A Crédito y Caución prevê crescimento de 10% nas insolvências na Turquia

São Paolo - 22-out-2019

A incerteza geopolítica e a deterioração da qualidade institucional estão a ofuscar o clima de negócios otomano. O mais recente relatório divulgado pela Crédito y Caución alerta para a deterioração do risco comercial na Turquia. "Devido à recessão económica, a situação de risco de crédito e o desempenho comercial de muitas indústrias deterioraram-se e prevemos um aumento de 10% nas insolvências em 2019", refere a seguradora de crédito.

O PIB real da Turquia diminuiu consideravelmente no segundo semestre de 2018, com uma forte desvalorização da moeda e a consequente contração do crédito. Apesar do fim da recessão técnica no primeiro semestre de 2019, as previsões da Crédito y Caución apontam para um exercício de crescimento zero, num contexto de forte crescimento do desemprego e inflação elevada que deprimiram o consumo privado. Embora o consumo das famílias tenha recuperado moderadamente nos últimos meses, a contração dos investimentos continua a aumentar na medida em que as empresas enfrentam taxas de juros elevadas nos seus empréstimos e têm dificuldade em lidar com os efeitos da taxa de câmbio no pagamento da dívida externa.

Os atrasos e a probabilidade de incumprimento nos pagamentos aumentaram no setor da construção e materiais de construção devido ao considerável excesso de capacidade, ao aumento dos custos dos materiais, às elevadas taxas de juros dos empréstimos e à diminuição do crédito à habitação. O risco de crédito aumentou no retalho, incluindo os segmento têxtil e moda. O excesso de capacidade, a reduzida base de capital, o declínio da procura interna e a concorrência asiática estão a causar constrangimentos na liquidez de retalhistas e grossitas, com a taxa de incumprimento a ultrapassa os 8%.

A indústria automóvel turca vê-se afetada pela diminuição da procura interna, pela elevada inflação e pelo aumento dos impostos, com uma diminuição na produção de veículos e de peças de substituição. Nos últimos três anos, as empresas dos setores de plásticos e metais têm-se revelado muito vulneráveis aos incumprimentos e a liquidez permanece fraca. O setor das Tecnologias da Informação está exposto a um risco de crédito acima da média devido ao aumento dos preços das importações e à deterioração da procura ao nível do consumidor final.

A capacidade de gerar lucros futuros por parte da economia turca continuará limitada por desequilíbrios macroeconómicos relacionados com o acentuado aumento do crédito, com uma inflação elevada e um grande défice externo. A isto somam-se os problemas estruturais relacionados com uma taxa de poupança baixa e com uma competitividade débil que limita o investimento estrangeiro direto”, sublinha o relatório.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.