Rússia vai terminar 2019 em forte desaceleração

A Crédito y Caución prevê um aumento de 4% nas insolvências na Rússia, em especial nas empresas mais expostas à diminuição do poder de compra dos consumidores.

São Paolo - 15-out-2019

A Crédito y Caución prevê que o crescimento do PIB russo em 2019 seja inferior a 1%, o que significará uma importante desaceleração face aos 2,3% alcançados em 2018. A inflação associada ao aumento do IVA de 18% para 20%, as deficiências estruturais e os efeitos negativos das sanções dos EUA e da União Europeia sobre a produtividade e o investimento vão afetar a expansão económica russa. A seguradora de crédito acredita que as insolvências irão aumentar 4% em 2019, afetando principalmente as empresas que sofram com a diminuição do poder de compra dos consumidores.

Desde o rebentar da crise ucraniana no início de 2014, o relacionamento da Rússia com a União Europeia e com os Estados Unidos deteriorou-se. Em especial após a imposição de sanções como o congelamento de ativos russos, a proibição de viagens, o acesso limitado ao mercado de capitais e restrições à exportação de certos produtos, incluindo tecnologias de uso duplo e equipamentos de alta tecnologia para a indústria petrolífera. A Rússia impôs sanções retaliatórias à importação de alimentos e produtos agrícolas da União Europeia, dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Noruega.

Em 2020, o PIB da Rússia deverá crescer menos de 2%, num contexto em que a possibilidade de um novo endurecimento das sanções ou uma escalada das tensões geopolíticas representa riscos negativos. A procura interna vai continuar a suportar o crescimento, mas o declínio dos salários reais pesa na expansão. As perspetivas de taxas de crescimento mais elevadas e sustentáveis, a médio prazo, mantêm-se diminutas.

Em 2019, o banco central russo cortou a taxa de juros de referência por várias vezes, o que deverá apoiar o endividamento. No entanto, uma queda no preço do petróleo ou a imposição de novas sanções podem levar a uma política monetária mais rígida que suavize a desvalorização do rublo. A economia russa continua fortemente dependente do petróleo e do gás, que representam 57% das exportações e 45% das receitas do governo federal. O corte nos gastos públicos e o aumento dos preços do petróleo geraram um superávit orçamental de 3,0% do PIB em 2018. Em 2019 e 2020 são esperados superávits anuais e é provável que o aumento das receitas por via do IVA compense qualquer défice causado por uma menor procura interna. Prevê-se que a dívida pública permaneça baixa, em torno dos 13% do PIB.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo Informação adicional

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.