A desaceleração europeia chega a Marrocos

O turismo, as exportações de automóveis e as remessas geram a maior parte das receitas vindas do exterior, mas dependem muito da situação económica da Europa.

São Paolo - 04-out-2019

A Crédito y Caución espera que o crescimento económico de Marrocos abrande para 2,4% em 2019 devido à desaceleração da Europa. A inflação permanecerá abaixo dos 2%, num contexto de aumento da despesa pública que deverá apoiar o crescimento do consumo privado.

Marrocos levou a cabo diversas reformas estruturais para diversificar a sua economia através do desenvolvimento da indústria transformadora, em especial em setores orientados para a exportação como o setor automóvel, aeronáutico e de eletrónica. Os baixos custos da mão de obra e uma moeda levemente desvalorizada melhoram a competitividade do país. Desde 2000, o PIB per capita aumentou 70% em termos reais. Apesar destes importantes avanços, Marrocos permanece muito dependente da agricultura, que emprega cerca de 40% da população ativa. A volatilidade da produção agrícola devido a condições climáticas adversas tem um impacto significativo no consumo privado e na economia.

O turismo, as exportações de automóveis e as remessas geram a maior parte das divisas vindas do exterior, mas dependem fortemente da situação económica da Europa. O baixo nível de escolaridade da população, as carências de infraestruturas, a ineficiência do mercado de trabalho, o limitado acesso a financiamento e a concorrência da Ásia são os principais obstáculos ao desenvolvimento da economia marroquina.

Os subsídios em curso e os investimentos em infraestrutura mantêm o investimento público elevado e espera-se que o défice fiscal aumente em 2019, também devido ao aumento dos apoios sociais para conter alguma agitação social. A dívida pública ascende a mais de 80% do PIB, uma percentagem elevada em comparação com outros mercados emergentes. No entanto, o perfil da dívida atenua os riscos de refinanciamento, uma vez que grande parte é financiada a nível nacional e o prazo médio foi ampliado para mais de sete anos.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo Informação adicional

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.