Deterioração das insolvências na África do Sul

Crescimento de 30% nas insolvências de empresas na África do Sul face ao ano passado, num contexto de fraco desempenho dos setores estratégicos e de crescente preocupação com o endividamento das empresas estatais.

Madrid - 04-set-2019

O mais recente relatório divulgado pela Crédito y Caución alerta para o aumento do risco de incumprimento na África do Sul, uma economia que depende em grande medida da exportação de commodities e que revela grande vulnerabilidade à desaceleração da economia mundial. De acordo com os dados apresentados no relatório, as insolvências apresentam um aumento de 30% ao ano enquanto as liquidações crescem 53%. "Devido ao fraco desempenho dos setores mineiro e transformador, e ao facto dos setores relacionados com o consumidor estarem com dificuldades em lidar com a redução de gastos das famílias, espera-se que as insolvências e liquidações empresariais aumentem ainda mais em 2019", refere o relatório.

A África do Sul regista um fraco crescimento económico. No primeiro trimestre de 2019, o PIB contraiu 3,2% no comparativo trimestral, a maior queda desde a crise financeira global de 2008. Tanto o desempenho da indústria transformadora como do setor mineiro têm sido bastante afetados pelos cortes temporários de energia, pelo endurecimento da legislação laboral e pela queda dos investimentos. Embora se espere uma melhoria gradual dos indicadores de confiança no segundo semestre de 2019, a Crédito y Caución prevê que o crescimento económico se mantenha moderado em 2019 e 2020.

A seguradora de crédito considera urgente a melhoria da governança nas empresas estatais, que acumulam garantias públicas de 32.000 milhões de dólares (9% do PIB). O relatório destaca o caso da empresa estatal de energia, que representa 90% da produção de eletricidade na África do Sul e mantém uma dívida de 30 mil milhões de dólares. "Um incumprimento por parte de uma empresa poderia ter um efeito paralisante nas finanças públicas e na economia no um todo", salienta o relatório. O apoio à capacidade de pagamento das empresas estatais é uma das principais razões pelas quais o défice orçamental da África do Sul irá aumentar em 2019 e 2020, uma situação que irá exercer pressão adicional sobre a dívida pública, que cresceu de 26% para 57% na última década. O facto de mais de 90% da dívida ser denominada em moeda local atenua o risco da taxa de câmbio. No entanto, uma grande parte desta dívida está nas mãos de não residentes, o que a torna vulnerável a uma possível redução nos ratings de crédito.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo Informação adicional

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.