Irão entra em economia de resistência

De acordo com a análise da Crédito y Caución, a capacidade de pagamento externo do Irão e a sua disposição para pagar não correm risco imediato.

São Paolo - 16-set-2019

A imposição de novas sanções ao Irão por parte dos Estados Unidos levou o país a regressar a uma economia de resistência marcada por perspectivas moderadas quanto ao crescimento a longo prazo e por uma inflação elevada. De acordo com o mais recente relatório da Crédito y Caución, a capacidade de cumprimento do Irão não está comprometida, mas os riscos políticos, como possíveis sanções da União Europeia, são elevados. Estima-se que a economia iraniana tenha contraído 4,9% em 2018, a que provavelmente se seguirá um declínio de 6,5% em 2019.

A economia de resistência envolve uma maior dependência da produção nacional e um impulso do comércio de troca. O Irão proibiu a importação de mais de 1.300 produtos que, juntamente com a forte desvalorização do rial, reduzirá as importações, evitará a saída de divisas e estimulará a produção nacional.

As exportações petrolíferas do Irão passaram de mais de 2,5 milhões de barris por dia em 2018 para não mais de 400.000 barris em julho, um valor muito inferior aos 1,1 milhões registados no anterior período de sanções. Embora a exportação de produtos não petrolíferos (cerca de 35%), como produtos químicos, plásticos, metais, hortaliças e frutas, tenha como principais destinos países críticos com as sanções, como a Turquia, a China, a Índia e o Iraque,  o seu crescimento também desacelerou significativamente. As limitações às importações e o medo de sanções entre os parceiros comerciais constituem um sério revés para o potencial de crescimento do Irão.

O Irão depende, em grande medida, da União Europeia para as importações de tecnologia. Uma inversão completa no comércio com o país poderia implicar perdas superiores a 3.000 milhões de dólares para os exportadores europeus de bens de capital. A participação dos bens de capital nas exportações europeias para o Irão aumentou de 33% em 2013 para perto de 43% desde 2016. Os exportadores são empresas pouco expostas ao mercado norte-americano e que, por isso, correm menos riscos de sofrer sanções extraterritoriais por parte dos EUA. Embora “a capacidade de pagamento externo do Irão e a sua disposição para pagar não corram um risco imediato”, o relatório explica que os canais de pagamento com o país poderiam reduzir-se no futuro. Além disso, não se pode excluir a possibilidade da União Europeia voltar a colocar sanções como resposta às violações do acordo nuclear por parte do Irão.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo Informação adicional

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.