Notável aumento dos atrasos nos pagamentos causados pela recessão decorrente da pandemia

O Barómetro de Práticas de Pagamento mostra como o Covid-19 começou a afetar os negócios na América do Norte.

São Paolo - 13-jul-2020

A liquidez dos negócios diminui à medida que a América do Norte sente o efeito do Covid-19. O mais recente Barómetro de Práticas de Pagamento lançado pela Crédito y Caución revela um aumento massivo de incumprimentos em toda a região composta pelos Estados Unidos, México e Canadá. Os resultados do estudo de 2020 revelam fluxos de caixa em risco e uma maior dependência do financiamento bancário, enquanto as empresas enfrentam as medidas de contenção motivadas pelo Covid-19.

Quarenta e três por cento do valor total das faturas emitidas na região não foram pagos na data de vencimento, um forte aumento em relação aos 25% registados em 2019. O valor das faturas com mais de 90 dias de atraso duplicou. Além disso, 4% do valor total das faturas pendentes são considerados não pagas.

As empresas dos Estados Unidos registaram um aumento de 72% em relação ao ano anterior. Por setor, a indústria de papel mexicana atingiu uma taxa de 8% de faturas pendentes e incobráveis. No Canadá, 40% do valor total das faturas dos setores agroalimentar e químico são afetados por atrasos de pagamento.

Com os três países agora em recessão, as perspetivas são sombrias. No entanto, a maioria das empresas que participaram do estudo espera crescimentos nos próximos meses. Esse otimismo baseia-se na crença de que os bancos continuarão a fornecer crédito e a amortecer os efeitos da baixa liquidez. Além disso, a maioria das empresas planeia reforçar os seus procedimentos de controlo de crédito. Isso envolverá a terciarização da gestão de risco, como a contratação de seguros de crédito, juntamente com técnicas internas destinadas a reduzir as concentrações de risco e o aumento dos recursos para cobrança de dívidas.

Andreas Tesch, Chief Market Officer da Atradius, salientou: "Os estudos anuais sobre o comportamento e o sentimento empresarial podem fornecer uma excelente visão da resiliência económica de uma região. O Barómetro de Práticas de Pagamento para 2020 para os Estados Unidos, México e Canadá oferece os dois lados de uma história particularmente reveladora. Por um lado, encontramos o aumento dramático dos pagamentos em atraso e os sinais inegáveis de que a região entrou em recessão. Por outro lado, o otimismo por um futuro melhor, apesar dos dados atuais serem sombrios.  É claro que ambos dependem do desenvolvimento da crise do Covid-19 e da eficácia da região para reverter os seus efeitos negativos".

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.