As insolvências em Itália vão aumentar a partir do segundo semestre

As perspetivas de risco de crédito dos principais setores italianos melhoraram perante as previsões de crescimento económico, embora se mantenham em níveis elevados.

São Paolo - 04-jun-2021

A Crédito y Caución prevê que a economia italiana acelere a partir do segundo trimestre deste ano, após um primeiro trimestre de contração. A evolução favorável do PIB poderia alcançar os 4,6% em 2021. Prevê-se que tanto os investimentos como as exportações registem um crescimento anual superior a 10%, após as contrações de dois dígitos de 2020. Contudo, a recuperação do consumo privado continua modesta, devido à redução dos rendimentos das famílias e ao crescimento do desemprego que atingiu os 9,9%. A seguradora de crédito prevê um aumento das insolvências em Itália a partir do segundo semestre de 2021, que se prolongará por 2022, devido ao fim das moratórias estabelecidas durante a pandemia.

Itália, a principal beneficiária do plano de estímulo da União Europeia, tem previsto receber 25% dos fundos de recuperação Nova Geração (NGEU). De acordo com o plano atual, irá destinar 103 mil milhões de euros à melhoria de infraestruturas e projetos ecológicos, 50 mil milhões à digitalização, 21.000 milhões à melhoria da educação e 13.000 milhões à investigação.

A elevada dívida pública de Itália já era um problema antes da pandemia. O défice fiscal italiano aumentou para 9,5% em 2020, e espera-se que aumente até aos 11% em 2021, o que situará a dívida pública no fecho do exercício perto dos 160% do PIB. Não existe uma estratégia credível a médio prazo para reduzir a dívida pública e os mercados financeiros estão menos propensos a emprestar dinheiro ao governo italiano. No entanto, há vários fatores importantes que mitigam o risco soberano. O Banco Central Europeu apoia indiretamente as finanças públicas italianas com a flexibilidade da sua política monetária, comprometeu-se a adquirir até 1,85 biliões de euros em títulos até 2022 e reinvestirá os pagamentos do capital principal até o final de 2023. Além disso, uma grande parte da dívida pública tem taxas de juros fixas, o prazo médio da dívida aumentou para cerca de oito anos e a Itália possui consideráveis reservas de liquidez. Os bancos italianos têm uma proporção relativamente elevada de dívida pública, que representa cerca de 10% das suas carteiras. Nessa medida, são bastante vulneráveis tanto à capacidade de pagamento do Governo como à evolução dos spreads dos títulos. Isto aumenta o risco de que os possíveis problemas do setor bancário e do orçamento público se reforcem mutuamente.

Devido à melhoria das perspetivas económicas, as perspetivas para o risco de crédito de alguns dos principais setores italianos melhoraram, embora permaneçam em níveis elevados. Na indústria automóvel, o risco de crédito de muitas empresas permanece tenso devido às graves tensões de liquidez registadas em 2020. A construção enfrenta problemas como uma concorrência feroz, incerteza sobre a capacidade de investimento público futuro e um persistente mau comportamento de pagamento que causou um grande número de falências nos últimos dois anos. No setor de serviços, muitos segmentos sofreram com as extensas medidas de confinamento e distanciamento social. Com uma clara orientação exportadora, o setor italiano de engenharia e máquinas foi um dos que apresentou melhores resultados nos anos anteriores à pandemia. As indústrias metalúrgica e siderúrgica vão sentir uma recuperação das encomendas e das vendas, decorrentes do aumento da procura dos seus setores compradores, com margens devido à recuperação dos preços. O setor químico mantém um bom desempenho e baixos níveis de incumprimento em comparação com outros setores.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 18%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.