A África do Sul registará um crescimento modesto do PIB em 2021 não isento de riscos

O aumento do preço das matérias-primas favorece as exportações, mas o país não alcançará uma imunização generalizada até finais de 2021 e tem pouca margem para novos estímulos fiscais e monetários.

São Paolo - 26-mai-2021

A Crédito y Caución prevê que a economia da África do Sul cresça cerca de 2,5% em 2021, graças ao aumento da procura interna e externa. A recuperação económica mundial incrementou a procura de bens sul africanos e o aumento dos preços das matérias-primas favoreceu as receitas provenientes das exportações de produtos básicos, o que está a contribuir para a recuperação do setor da extração mineira. As restrições relacionadas com a pandemia suavizaram-se desde março. Contudo, o arranque da vacinação na África do Sul será lento e não se prevê uma imunização generalizada antes de finais de 2021, o que aumenta o risco de uma terceira vaga nos próximos meses, o que afetaria a recuperação em curso.

Para reforçar a economia durante a pandemia, o Banco Central reduziu a taxa de juro de referência até ao mínimo histórico de 3,5%, mas o aumento da inflação limita a sua capacidade para novas reduções. O Rand sul-africano é uma moeda flexível e o Banco Central não interfere no mercado para apoiar a taxa de câmbio. Historicamente, a moeda local tem sido muito volátil e suscetível a mudanças no sentimento do mercado, devido à grande dependência do país das entradas de carteira para financiar os seus défices em conta corrente. Tal como outros mercados emergentes, o Rand sul-africano desvalorizou bruscamente em 2020 quando a pandemia provocou a saída de capitais. Contudo, voltou a ganhar força este ano, apoiado pela subida dos preços das matérias-primas e pelo relaxamento monetário mundial.

Um risco importante para a sustentabilidade das finanças públicas da África do Sul são os grandes passivos das empresas públicas. A dívida da empresa estatal de energia, responsável pelo fornecimento de 95% da eletricidade sul africana, aproxima-se dos 35 mil milhões de dólares. A falta de investimento na melhoria das infraestruturas provoca a necessidade de cortes de fornecimento periódicos. Por isso, e para estimular a reativação económica, o Governo propõe-se injetar 6.8 mil milhões de dólares num fundo público-privado com o objetivo de atrair investimentos para melhorar as infraestruturas da rede energética nacional e a construção de moradias. Além desse fundo, a margem de manobra do governo para fornecer estímulo fiscal adicional em 2021 é limitada. Em 2020, a África do Sul teve de pedir ajuda ao FMI e o défice fiscal alcançou um valor recorde de 14% do PIB. Embora se espere que diminua em 2021, continuará a ser elevado, perto dos 9% do PIB. Prevê-se que a dívida pública suba de 63% do PIB em 2019 para 87% no fecho de 2021. Noventa por cento da dívida pública está denominada em moeda local, o que mitiga os riscos de refinanciamento e de taxa de câmbio. Contudo, uma grande parte dessa dívida em moeda local está nas mãos de não residentes, o que a torna vulnerável a alterações no sentimento do mercado.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 18%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.