Crescimento dos Emirados em 2021 abre oportunidades à exportação

São Paolo - 04-mai-2021

Após uma profunda contração de 7% do PIB em 2020, a economia dos Emirados Árabes Unidos está em processo de recuperação. A procura interna beneficia de uma política fiscal expansionista e de um arranque da vacinação contra o coronavírus mais rápido do que na maioria dos outros países. As receitas com as exportações beneficiam do aumento do preço mundial do petróleo e da gradual eliminação dos cortes de produção impostos pela OPEP+. A Crédito y Caución prevê que em 2021 o PIB dos Emirados aumente entre 1% e 3%, dependendo da evolução da vacinação e da contenção da pandemia.

Os Emirados são um dos Estados do Golfo que conseguiu maior diversificação da sua economia. Atualmente, os setores não petrolíferos representam 74% do PIB. São, além de tudo o mais, um dos destinos de investimento estrangeiro mais atrativo do Médio Oriente e Norte de África e um importante centro regional, no qual a reexportação representa quase 50% do total das suas exportações. As reformas legais em curso e as suas excelentes infraestruturas situam os Emirados numa boa posição para continuar a impulsionar as indústrias não petrolíferas, como o turismo, as energias renováveis e a tecnologia financeira. O processo de diversificação oferece oportunidades comerciais aos exportadores de produtos de alta tecnologia, já que a procura tem aumentado continuamente nos últimos dois anos. Ao mesmo tempo, a procura de importação de produtos farmacêuticos, equipamentos de telecomunicações, maquinaria elétrica e alimentos continua forte.

Apesar da recuperação em curso, os resultados das empresas continuam fracos e o risco de crédito de vários setores é elevado, em especial no Dubai. A atividade empresarial no setor privado não petrolífero no seu conjunto está em expansão, mas a construção, os serviços e a indústria manufatureira ainda não recuperaram. O imobiliário e a construção continuam a lutar contra o excesso de capacidade e a sua recuperação é bastante incerta. Antes da pandemia, num contexto de crescimento modesto e falta de projetos, apresentavam um aumento dos problemas de liquidez e margens curtas, em especial entre os operadores mais pequenos. A plena recuperação do turismo, que representa 16% do PIB, ainda demorará algum tempo. A Exposição Universal do Dubai poderia contribuir para reativar o setor, dependendo do ritmo de implantação das vacinas a nível global e do levantamento das restrições de viagem. A morosidade aumentou entre empresas e consumidores e a qualidade dos ativos bancários poderia debilitar-se ainda mais devido ao fim das moratórias de crédito nos empréstimos bancários e à elevada exposição ao imobiliário que representa 20% do crédito total. Contudo, o setor financeiro deveria ser suficientemente resistente para fazer face a estes desafios.

Apesar da diversificação da economia em curso, as receitas públicas continuam a depender em quase 50% das receitas dos hidrocarbonetos, com um preço de equilíbrio fiscal de 70 dólares por barril. A companhia petrolífera estatal continua a investir fortemente na indústria dos hidrocarbonetos para aumentar a produção de petróleo de quatro para cinco milhões de barris diários e para ampliar as operações de transformação. A dívida pública aumentou para 78% do PIB no ano passado, face aos 61% do ano anterior, mas o risco de sustentabilidade da dívida é gerível. Os fundos soberanos, estimados em 290% do PIB nominal, representam um grande colchão financeiro que permitirá uma retoma gradual da consolidação fiscal nos próximos anos, devolvendo a dívida pública ao nível anterior ao da crise por volta de 2025.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.