A Alemanha crescerá 3,5% em 2021

A Crédito y Caución antecipa um aumento das insolvências empresariais na Alemanha, a partir do segundo semestre de 2021.

São Paolo - 27-mai-2021

O PIB alemão registou uma contração de 1,7% no primeiro trimestre de 2021 face ao trimestre anterior, pondo fim ao crescimento observado no segundo semestre de 2020. As medidas de distanciamento adotadas com o ressurgimento da pandemia, juntamente com o fim das medidas temporárias de redução do IVA, afetaram, em particular, o consumo privado. No entanto, as exportações mantêm um bom desempenho, beneficiando, em especial, da forte procura chinesa. Face ao ano anterior, as exportações alemãs para o país asiático cresceram em fevereiro e março 26% e 38%, respetivamente.

Graças à vacinação, a Crédito y Caución espera que a atividade económica na Alemanha acelere a partir do segundo trimestre deste ano e que atinja o seu nível pré-pandemia no final de 2021. As previsões apontam para um aumento do PIB de 3,5% este ano. A indústria transformadora e a construção civil vão ser os principais vetores dessa recuperação económica, com crescimentos de 8,2% e 3,3%, respetivamente. O setor de serviços terá uma evolução bem mais modesta de 1,7%. As exportações vão aumentar cerca de 9,0%, graças à procura chinesa e à forte recuperação dos EUA impulsionada pelos enormes pacotes de estímulo. O consumo privado vai manter um crescimento bem mais moderado, em torno de 1,7%. Em 2022, a previsível aceleração do consumo das famílias levará o crescimento do PIB para perto dos 4,5%.

As medidas de estímulo fiscal aumentaram o défice acima de 4% em 2020 e 2021. A dívida pública alemã deve chegar a 67% no final deste ano. Embora o travão da dívida, consagrado na Constituição alemã desde a anterior crise económica, deva ser restabelecido em 2022, está aberto o debate sobre se este travão deverá voltar a ser imposto na sua forma atual, na medida em que impede as regiões de terem défice orçamental e limita o défice federal a 0,35% do PIB, face aos desafios que as questões ambientais e a digitalização impõem em termos de investimento público.

A Crédito y Caución prevê que as insolvências empresariais voltem a crescer a partir do segundo semestre de 2021. Num contexto de crescimento, os distintos setores apresentam um desempenho de risco de crédito desigual. A situação financeira de muitos fornecedores do setor automóvel continuará a ser complicada, apesar de se antever um aumento da produção alemã de veículos e de componentes na ordem dos 17% em 2021. O setor de máquinas também continua a enfrentar problemas de liquidez e rentabilidade. As empresas de construção civil enfrentam escassez de materiais e dificuldades em repercutir aumentos de preços, enquanto as empresas siderúrgicas e metalúrgicas beneficiam do aumento dos preços de venda. No setor químico, a maioria das empresas apresenta um baixo risco de crédito.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 18%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.