Indonésia recupera em 2021 após a leve recessão de 2020

Com uma economia mais fechada do que os mercados circundantes, a Indonésia é menos suscetível às recessões do comércio mundial que outros países do sudeste asiático.

São Paolo - 07-abr-2021

Em 2020, o PIB da Indonésia teve uma redução de apenas 2,1%. Esta reduzida contração explica-se em parte pelo facto de as exportações representarem somente 20% do PIB, o que faz com que a Indonésia seja menos suscetível às recessões do comércio mundial que outros países do sudeste asiático.

Além disso, as importações diminuíram mais intensamente (-14%) que as exportações (-6%) e a economia viu-se apoiada por um aumento do consumo público. Prevê-se que em 2021 a economia recupere 4,7%, na medida em que o distanciamento social seja progressivamente atenuado e as vacinas sejam eficazmente aplicadas. A prioridade de vacinar primeiro as pessoas em idade ativa poderia acelerar a recuperação económica. Espera-se um aumento do consumo privado (+3,3%) e dos investimentos fixos (+5,3%), dois motores do crescimento nos anos anteriores à pandemia, e uma recuperação das exportações (+8,2%).

O Banco Central baixou a taxa de juros de referência seis vezes desde o início da pandemia, até 3,5% em fevereiro de 2021 e reduziu o coeficiente de reservas obrigatórias para facilitar o apoio do setor bancário às empresas locais. Contudo, há espaço para medidas monetárias adicionais dado que a inflação está contida nos 2%. A Administração eliminou o limite constitucional do défice orçamental de 3% do PIB entre 2020 e 2022. Prevê-se que 2021 registe outro défice fiscal elevado, superior a 6% do PIB (2020, 6,2%), e que a dívida pública continue a subir até aos 47% do PIB. As finanças públicas continuam manejáveis.

A Indonésia continua estruturalmente vulnerável às turbulências do mercado financeiro mundial. Os investidores estrangeiros possuem mais de 30% da dívida pública do país, uma proporção maior que a dos mercados próximos, o que faz com que os ativos financeiros da Indonésia sejam muito suscetíveis à saída de capital. Além disso, como os investidores estrangeiros possuem cerca de um terço do financiamento da dívida corporativa, os riscos de refinanciamento continuam a ser elevados.

A agricultura é um dos setores mais resistentes à pandemia, com um aumento da produção e das exportações em 2020. A indústria química e o setor das TIC também demonstraram ser bastante robustos. A procura de produtos tecnológicos está a recuperar desde o segundo semestre de 2020, com um aumento dos projetos de fornecimento de hardware e outras infraestruturas. Os grossistas e fornecedores de produtos e serviços tecnológicos puderam manter os níveis de receita e as margens anteriores à pandemia.

No setor da construção espera-se que a recuperação observada desde finais de 2020 acelere em 2021 em todos os segmentos: construção pública, residencial e comercial. Os setores da energia e mineiro foram afetados por uma forte descida dos investimentos já que a pandemia provocou o cancelamento de muitos projetos. Quanto ao setor automóvel, o potencial de mercado na Indonésia continua a ser forte. Contudo, a recuperação depende da recuperação de outras indústrias e do aumento do poder de compra das famílias.  Este último também desempenha um papel fundamental para a recuperação do comércio retalhista de bens de consumo duradouros.

No setor dos serviços, milhares de hotéis e restaurantes viram-se obrigados a fechar, enquanto várias companhias aéreas e operadores turísticos sofreram grandes perdas. Tanto a morosidade nos pagamentos como as insolvências aumentaram nos segmentos relacionados com o turismo.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.