A Turquia evita a recessão, mas não a volatilidade da lira e o aumento da inflação

A desvalorização da moeda tem impacto nos custos de financiamento do tecido empresarial turco, fortemente endividado em moeda estrangeira

São Paolo - 29-mar-2021

Apesar do impacto da pandemia no turismo e nas exportações, o PIB da Turquia teve um crescimento de 1,8% em 2020 graças à intensa estimulação do crédito, que teve um crescimento anual de 35%, para impulsionar o consumo privado e os investimentos fixos. Em 2021, a Crédito y Caución prevê que a Turquia cresça cerca de 5%, apoiada pela recuperação mundial, pelo crescimento da produção industrial (9%) e das exportações (11%) e pela possível recuperação do turismo a partir do segundo semestre. O consumo privado terá um aumento de apenas 2%, afetado pela inflação que deverá alcançar os 14% em 2021.

A forte desvalorização da lira turca provocada pela saída de capitais no primeiro trimestre de 2020 manteve-se nos meses seguintes, graças à concessão de créditos baratos e em grande quantidade para estimular a economia. No quarto trimestre de 2020, o Banco Central endureceu as taxas de juro em 875 pontos base, até aos 17%, para travar a inflação e a desvalorização da moeda. Recentemente, a taxa de juro de referência voltou a subir 200 pontos base até aos 19%. Contudo, após esta subida o governador do Banco Central foi destituído o que abanou a credibilidade das políticas económicas turcas e a confiança dos investidores, provocando uma nova desvalorização.

A taxa de câmbio da lira face ao dólar continua a ser 20% inferior no comparativo anual, o que aumenta a carga da grande exposição do setor empresarial à dívida em divisas. No passado, as empresas turcas, sobretudo nos setores da energia, materiais de construção, aço, transporte e produtos químicos, endividaram-se amplamente em moeda estrangeira junto dos bancos locais. Apesar da contínua desalavancagem do setor privado desde a anterior crise monetária de 2018, os passivos continuam elevados e sensíveis aos riscos da taxa de juros, do refinanciamento e da taxa de câmbio. Muitas empresas pagam elevadas taxas de juros pelos empréstimos contraídos e lutam com o impacto da perda de valor da moeda local nos reembolsos da dívida externa.

A resposta fiscal da Turquia à pandemia foi modesta. As medidas orçamentais representaram apenas 2,5% do PIB, centradas no apoio ao emprego e no adiamento de impostos. O défice orçamental de 3,7% em 2020 foi baixo, comparativamente com os mercados circundantes. Prevê-se que a consolidação fiscal recupere este ano. A dívida pública turca representa apenas 36% do PIB. Contudo, é vulnerável ao risco da taxa de câmbio, já que mais de metade está denominada em moeda estrangeira. O défice em conta corrente aumentou até aos 5,8% em 2020 e, apesar de ser esperada uma recuperação do turismo em 2021, não se prevê uma rápida redução.

É previsível que a Administração turca regresse à sua política de crescimento económico impulsionado pelo crédito, tendo em vista as eleições de 2023. Se as grandes reformas estruturais, largamente esquecidas, não forem reativadas, a economia turca continuará limitada pelos desequilíbrios macroeconómicos relacionados com o crescimento do crédito, uma inflação elevada, um grande défice externo, uma baixa taxa de poupança, deficiências de competitividade e um mercado laboral inflexível. Na ausência de reformas abrangentes que abordem estes problemas, a taxa de crescimento potencial da Turquia a longo prazo diminuirá até aos 3% ou 3,5%, valor insuficiente para absorver o aumento da população em idade laboral que ascende a milhão de pessoas por ano.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.