A economia chinesa vai crescer 9% em 2021

Entre 2022 e 2025, a desvinculação comercial e tecnológica dos Estados Unidos, União Europeia e Japão provocará um abrandamento do crescimento chinês

São Paolo - 17-mar-2021

A Crédito y Caución prevê um crescimento da economia chinesa de quase 9% em 2021. Contrariando a tendência mundial, a economia chinesa cresceu 2,3% em 2020. A recuperação acelerou nos últimos meses do ano, apoiada no forte incremento das exportações de bens durante o quarto trimestre. Contudo, a médio prazo, é esperado um abrandar do crescimento. De acordo com as estimativas da Crédito y Caución, entre 2022 e 2025, a evolução do PIB situar-se-á abaixo dos 5% anuais, devido às contínuas tensões com os Estados Unidos, ao impulso no sentido da autossuficiência, à elevada taxa de poupança, ao rápido envelhecimento da população e ao excesso de capacidade em vários setores industriais. Embora o risco de uma crise financeira sistémica seja baixo, um aumento do crédito agravaria os riscos de incumprimento nos próximos anos.

A orientação da China no sentido do reequilíbrio da sua economia, passando dos investimentos orientados para a exportação para um crescimento mais orientado para o consumo, será necessariamente reforçada pelos esforços de desvinculação comercial e tecnológica dos Estados Unidos, da União Europeia ou do Japão. Nos próximos anos, a China manter-se-á firme quanto ao aumento da sua autossuficiência tecnológica e da chamada dupla circulação, que procura melhorar a circulação interna da procura e da oferta com o objetivo de elevar a robustez da economia do país face às crises externas.

Em 2021, num contexto de contenção da pandemia, é provável que o consumo e os investimentos empresariais cresçam fortemente, devido ao menor impacto do coronavírus nos gastos dos consumidores e à melhoria da rentabilidade. O principal risco para o crescimento da China seria a materialização de uma nova vaga ou de uma maior propagação de variantes do vírus, que afetem o crescimento global que impulsiona as exportações chinesas. Outro risco para o crescimento é o conflito comercial com os Estados Unidos. A atual Administração norte-americana não levantou as barreiras alfandegárias e não se pode descartar uma nova escalada nesta disputa comercial.

A elevada dívida pública continua a ser um problema. A médio prazo, a Administração chinesa enfrenta um difícil equilíbrio entre o apoio ao crescimento económico e uma desalavancagem ordenada. Em linha com o forte aumento do crescimento, as autoridades começaram a endurecer as políticas monetárias e a reduzir as ajudas fiscais. A chamada dívida pública aumentada, que inclui o governo central, os governos locais, os seus veículos de financiamento e outras atividades extraorçamentais, ascenderá, segundo os cálculos do FMI, a 96% do PIB este ano. Ainda mais preocupante é a dívida empresarial, que se situa em cerca de 160% do PIB. A dívida das famílias é inferior, próxima dos 60% do PIB, mas não parou de crescer nos últimos cinco anos como consequência dos empréstimos hipotecários.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.