A economia chinesa vai crescer 9% em 2021

Entre 2022 e 2025, a desvinculação comercial e tecnológica dos Estados Unidos, União Europeia e Japão provocará um abrandamento do crescimento chinês

São Paolo - 17-mar-2021

A Crédito y Caución prevê um crescimento da economia chinesa de quase 9% em 2021. Contrariando a tendência mundial, a economia chinesa cresceu 2,3% em 2020. A recuperação acelerou nos últimos meses do ano, apoiada no forte incremento das exportações de bens durante o quarto trimestre. Contudo, a médio prazo, é esperado um abrandar do crescimento. De acordo com as estimativas da Crédito y Caución, entre 2022 e 2025, a evolução do PIB situar-se-á abaixo dos 5% anuais, devido às contínuas tensões com os Estados Unidos, ao impulso no sentido da autossuficiência, à elevada taxa de poupança, ao rápido envelhecimento da população e ao excesso de capacidade em vários setores industriais. Embora o risco de uma crise financeira sistémica seja baixo, um aumento do crédito agravaria os riscos de incumprimento nos próximos anos.

A orientação da China no sentido do reequilíbrio da sua economia, passando dos investimentos orientados para a exportação para um crescimento mais orientado para o consumo, será necessariamente reforçada pelos esforços de desvinculação comercial e tecnológica dos Estados Unidos, da União Europeia ou do Japão. Nos próximos anos, a China manter-se-á firme quanto ao aumento da sua autossuficiência tecnológica e da chamada dupla circulação, que procura melhorar a circulação interna da procura e da oferta com o objetivo de elevar a robustez da economia do país face às crises externas.

Em 2021, num contexto de contenção da pandemia, é provável que o consumo e os investimentos empresariais cresçam fortemente, devido ao menor impacto do coronavírus nos gastos dos consumidores e à melhoria da rentabilidade. O principal risco para o crescimento da China seria a materialização de uma nova vaga ou de uma maior propagação de variantes do vírus, que afetem o crescimento global que impulsiona as exportações chinesas. Outro risco para o crescimento é o conflito comercial com os Estados Unidos. A atual Administração norte-americana não levantou as barreiras alfandegárias e não se pode descartar uma nova escalada nesta disputa comercial.

A elevada dívida pública continua a ser um problema. A médio prazo, a Administração chinesa enfrenta um difícil equilíbrio entre o apoio ao crescimento económico e uma desalavancagem ordenada. Em linha com o forte aumento do crescimento, as autoridades começaram a endurecer as políticas monetárias e a reduzir as ajudas fiscais. A chamada dívida pública aumentada, que inclui o governo central, os governos locais, os seus veículos de financiamento e outras atividades extraorçamentais, ascenderá, segundo os cálculos do FMI, a 96% do PIB este ano. Ainda mais preocupante é a dívida empresarial, que se situa em cerca de 160% do PIB. A dívida das famílias é inferior, próxima dos 60% do PIB, mas não parou de crescer nos últimos cinco anos como consequência dos empréstimos hipotecários.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 16%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.