Previsões da Crédito y Caución registam alterações na Europa

O Quadro 500 da Crédito y Caución, com previsões de comportamento setorial em 34 mercados, regista 17 alterações em sete mercados europeus.
Madrid - 05-jan-2015

As previsões setoriais da Crédito y Caución fecham 2014 com grandes mudanças na Europa. O Quadro 500 da Crédito y Caución, um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, regista 17 alterações em sete mercados europeus.

Em Portugal melhoraram dois setores. As perspetivas do setor Químico/Farmacêutico [de desfavorável a favorável] vêem-se impulsionadas especialmente nos subsetores do plástico e do combustível, devido à queda dos preços do petróleo. Apesar dos desafios permanentes, o setor farmacêutico beneficia da diminuição da pressão no sentido de reduzir os preços dos medicamentos e de um melhor comportamento do setor sanitário. Por outro lado, o setor da construção [de mau para desfavorável] apresenta sinais de recuperação graças às oportunidades de exportação para os mercados emergentes e ao crescimento do investimento estrangeiro no mercado imobiliário português, impulsionado pela política de “golden visa”.

Espanha regista uma melhoria setorial no setor Automóvel [de desfavorável a favorável]. O setor, cuja recuperação teve início em 2013 com aumentos na produção e nas exportações de cerca de 9%, mostra perspetivas positivas de encerramento do exercício.

Em França, as perspetivas da construção pioraram [de desfavoráveis para más] devido à queda de novas construções e obras públicas. A queda das margens devido à forte concorrência está a provocar um aumento no atraso dos pagamentos do setor. Pelo contrário, o setor do papel, tanto em França como no Reino Unido, melhorou [de mau para desfavorável] já que, apesar dos seus problemas, nos últimos seis meses tem registado uma queda das suas dívidas em ambos os mercados.

Na Alemanha, também se deram duas mudanças opostas. Houve uma melhoria no setor Financeiro [de favorável a bom] e um agravamento no setor eletrónico [de bom a favorável], devido ao aumento da concorrência ao nível do preço, que está a conduzir a um ajuste das margens e ao aumento dos casos de fraude.

A Rússia continua a ser um foco de instabilidade nas previsões do Quadro 500, com quatro agravamentos setoriais em Dezembro. A sua agricultura [de favorável a desfavorável] vê-se afetada pelas sanções e pelo abrandamento económico. Os setores Automóvel [de favorável a desfavorável] e da Maquinaria e Engenharia [de favorável a desfavorável] enfrentam a queda do crescimento e a deterioração do clima de investimento. Além disso, a forte desvalorização da moeda russa causou problemas graves a estes setores que usam capital de forma intensiva. Por último, o setor Eletrónico [de desfavorável a mau] deve fazer frente à queda do consumo e aos efeitos da desvalorização, que aumentaram a pressão sobre as margens dos distribuidores. Este setor começa a registar atrasos significativos de pagamentos e casos de insolvência.

As mudanças na Europa terminam na Polónia, onde pioraram as previsões nos setores da Agricultura [de boas a favoráveis], da Alimentação [de boas a favoráveis] e dos Transportes [de favoráveis a desfavoráveis], em grande medida devido à queda do comércio com a Rússia. As melhorias registaram-se nos setores da Metalurgia [de desfavorável a favorável] e do Aço [de desfavorável para favorável], setores que, após terem reduzido a sua capacidade produtiva em 2013, melhoraram os seus resultados em 2013 e 2014.

Fora da Europa, a estabilidade das previsões setoriais é praticamente total. Apenas se verifica uma mudança no setor Químico do Canadá [de favorável a bom].

As previsões contidas no Quadro 500, que inclui quinhentas perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercados, foram realizadas por analistas de risco que valorizam diretamente o risco associado às empresas de cada mercado, quando uma empresa portuguesa que tem um seguro na Empresa quer fechar uma operação comercial nos mercados exteriores. Crédito y Caución é o único operador português de seguros de crédito integrado num operador global de representação no comércio externo, o Grupo Atradius, que conta com presença direta em 50 mercados e cobertura em qualquer país do mundo através de centros de experiência que analisam e subscrevem o risco desde a equipa mais perto do comprador.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.