Como podemos ver o ambiente económico global?

O ambiente económico global sofreu um enfraquecimento nos últimos seis meses. O Economic Oulook divulgado por Crédito y Caución prevê um crescimento económico moderado para 2013.

Madrid - 27-mai-2013

O relatório Economic Outlook divulgado pela Crédito y Caución mostra a evolução do crescimento económico mundial. Segundo este relatório, o ambiente económico global sofreu um enfraquecimento nos últimos seis meses. As previsões para 2013 refletem apenas um crescimento económico moderado.

Espera-se, ainda este ano, uma melhoria no crescimento global, devido a um melhor desempenho económico dos EUA e à estabilização da Zona Euro. No entanto, existe um forte risco de o crescimento económico ser ainda mais  lento do que o previsto neste relatório.

O Economic Outlook prevê a estabilização em 2,6% do crescimento económico global em 2013, bem como um impulso da economia mundial no final do ano, de forma a atingir 3,2% em 2014, mantendo-se o fraco crescimento dos mercados desenvolvidos e o sucesso dos mercados emergentes.

No relatório divulgado pelo Crédito y Caución prevê-se que o PIB da área do Euro continue a contrair-se em 2013 a uma taxa de -0,4%. O crescimento nos EUA irá permanecer estabilizado em 2,1% e, na Ásia e na América Latina, esperam-se ligeiras, mas sólidas taxas de crescimento.

Esta análise prevê, como já foi referido, que a zona euro deve manter a contração, a recuperação do crescimento positivo em 2014 é possível. As condições nos mercados financeiros melhoraram significativamente nos últimos seis meses, embora este facto ainda não se tenha traduzido na melhoria das condições económicas. A taxa de desemprego na Europa atingiu níveis históricos e os consumidores continuam pessimistas.

O ambiente geral de insolvências, de acordo com a análise, deverá estabilizar mas  as insolvências na Zona Euro deverão aumentar, dada a persistência das fracas condições económicas.

A empresa Crédito y Caución  é o operador líder de seguros de crédito doméstico e de exportação em Espanha desde a sua fundação, em 1929. A sua quota de mercado de 54%, contribui há mais de 80 anos para o crescimento de empresas, protegendo-as de riscos financeiros associados às suas vendas de crédito de bens e serviços. Desde 2008, é a operadora do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é um operador global de seguros de crédito presente em 45 países. Com uma quota de mercado de aproximadamente 31% do mercado mundial de seguro de crédito, tem acesso a informação de créditos em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo e toma cerca de 20.000 decisões diárias de limites de crédito comercial. O operador global realiza a sua atividade no Grupo Catana Occidente.

Anexos