Metalúrgica e Construção no topo das quedas do Quadro 500

O Quadro 500 da Crédito y Caución, que inclui as previsões do desempenho de diferentes setores em 34 mercados, regista cinco agravamentos e seis melhorias
Madrid - 14-mai-2013

O Quadro 500 da Crédito y Caución, que inclui cerca de 500 previsões detalhadas do comportamento de 14 sectores em 34 mercados, registou sete alterações em relação às previsões do mês anterior. Das alterações que afetam três mercados, cinco são agravamentos e seis melhorias de previsões face ao desempenho.

No mercado Europeu, as quedas mais significativas ocorrem na indústria metalúrgica e siderúrgica. Na Eslováquia e Suécia, as previsões de comportamento caem para um nível `desfavorável´, dada a fraca procura de automóveis e a queda das exportações de máquinas. Na Suécia, existem também setores em queda, como o da Construção, com uma previsão `desfavorável´, e o setor dos Serviços, com previsões que passaram de `bom´ a `favorável´, devido à queda do consumo interno.

No resto do mundo, existem apenas mudanças significativas no México. O setor da Construção apresenta uma perspetiva `desfavorável´, impulsionada pelos problemas de liquidez das principais empresas do setor imobiliário e pela queda do investimento público em infraestruturas, no primeiro trimestre de 2013. O setor metalúrgico regista também um agravamento, com previsões que passaram de `bom´ a `favorável´, devido à queda nas vendas e nos preços das matérias-primas.

As previsões apresentadas foram realizadas por analistas de risco que avaliam diretamente o risco associado às empresas em cada mercado, quando um dos membros da empresa quer fechar um negócio. A Crédito y Caución é a única operadora espanhola de seguros de crédito que está integrada num operador global, referente ao comércio exterior, o Grupo Atradius, Este grupo conta com presença direta em 45 mercados e cobertura em qualquer país do mundo, através de centros de experiência que analisam e mostram o risco, entre a equipa mais próxima e o comprador.

A empresa Crédito y Caución  é o operador líder de seguros de crédito doméstico e de exportação em Espanha desde a sua fundação, em 1929. A sua quota de mercado de 54%, contribui há mais de 80 anos para o crescimento de empresas, protegendo-as de riscos financeiros associados às suas vendas de crédito de bens e serviços. Desde 2008, é a operadora do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é um operador global de seguros de crédito presente em 45 países. Com uma quota de mercado de aproximadamente 31% do mercado mundial de seguro de crédito, tem acesso a informação de créditos em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo e toma cerca de 20.000 decisões diárias de limites de crédito comercial. O operador global realiza a sua atividade no Grupo Catana Occidente.

Anexos