O risco de incumprimento na Tailândia

Setores como aço, automóvel, bens de consumo duradouro, metalurgia, papel, serviços e têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento.

Lisboa - 04-ago-2020

• Aço – Risco Elevado

Em 2019, a indústria siderúrgica já apresentava um desempenho moderado, com redução da procura por parte de setores-chave como a indústria automóvel e uma crescente pressão sobre as margens. Em 2020, a situação piorou ainda mais com a recessão económica causada pela pandemia de coronavírus. O valor acrescentado do aço deverá diminuir 12% em 2020, após uma contração de 11% em 2019. Nos próximos meses é esperado um aumento nos atrasos nos pagamentos e nas insolvências.

• Agricultura - Risco médio

O setor foi afetado por secas severas e pelas medidas de contenção em aspetos relacionados com transportes e cadeias de fornecimento. Após vários anos de crescimento, o valor acrescentado da agricultura deverá diminuir cerca de 3% em 2020, mas as perspetivas de recuperação são boas.

• Alimentos - Baixo Risco

O setor foi afetado pelas consequências do confinamento em questões de transportes e cadeias de fornecimento. Após dois anos de crescimento, o valor acrescentado deverá contrair aproximadamente 5% em 2020. Apesar dos contínuos problemas logísticos, as exportações de alimentos vão tornar-se um ativo importante para o desempenho das exportações da Tailândia na era pós-pandêmica.

• Automóvel e Transportes - Degradação de médio para risco elevado

Muitos fabricantes reduziram os seus custos através de despedimentos e da diminuição da produção. Mesmo antes do surto de coronavírus, o setor já estava a sofrer os impactos de uma redução na procura doméstica e nas exportações em resultado da valorização da moeda. Após uma queda de 7,6% em 2019, o valor acrescentado do setor automóvel deverá contrair mais de 12% em 2020. O risco de crédito dos fornecedores de tier 2 aumentou particularmente, na medida em que sofrem tensões de liquidez e os seus produtos são de reduzida tecnologia e, como tal, facilmente substituíveis. No segmento de transportes, as companhias aéreas foram severamente afetadas pelo surto de coronavírus.

• Bens de consumo duradouro - Degradação de médio para risco elevado

O consumo privado de bens de consumo não-alimentar deteriorou-se devido ao impacto do coronavírus e muitas empresas fecharam temporariamente devido ao confinamento. A procura por eletrodomésticos, móveis, joias e itens de lazer diminuiu consideravelmente. O declínio contínuo do sentimento do consumidor e o aumento do desemprego podem impedir uma recuperação a curto prazo. O valor acrescentado do retalho deverá contrair 5% em 2020. O número de incumprimentos e falências está a aumentar no segmento do retalho não-alimentar.

• Construção e materiais de construção - Risco médio

Em 2020, as encomendas e a produção vão sofrer uma grave recessão económica. Prevê-se que o PIB caia quase 6%. O valor acrescentado da construção diminuirá quase 3% em 2020, após dois anos de sólido crescimento anual. A médio prazo, o setor poderá beneficiar das medidas de estímulo, em especial dos projetos de melhoria de infraestruturas.

• Eletrónica e TIC - Risco médio

As exportações de produtos eletrónicos e de TIC foram severamente afetadas por interrupções na cadeia de fornecimento e pela deterioração da procura na China no primeiro semestre de 2020. A nível nacional, a procura por componentes eletrónicos para o setor automóvel deteriorou-se.  No segundo trimestre de 2020, a procura por portáteis e dispositivos relacionados aumentou devido ao aumento do trabalho à distância e do elearning.

• Financeiro - Baixo risco

O setor bancário tailandês é bem capitalizado. No entanto, problemas financeiros cada vez maiores para empresas e famílias devido à desaceleração económica podem levar ao aumento dos incumprimentos bancários e a condições mais restritivas nos empréstimos. Prevê-se que o valor acrescentado das finanças diminua cerca de 5%, após taxas de crescimento robustas em 2018 e 2019.

• Máquinas e Engenharia – Risco médio

As empresas deste setor costumam ser financeiramente resilientes. No entanto, as perspetivas de negócio foram afetadas pelo declínio dos pedidos e pela queda da produção devido à desaceleração económica e à moderação dos principais setores compradores, como o setor automóvel. Prevê-se que o valor acrescentado da engenharia contraia cerca de 6% em 2020, após um aumento de 7% em 2019.

• Metalurgia - Degradação de risco médio para elevado

Em 2019, a indústria metalúrgica já apresentava um desempenho moderado, com redução da procura de setores importantes como a indústria automóvel e uma crescente pressão sobre as margens. Em 2020, a situação piorou ainda mais, devido à recessão económica causada pela pandemia de coronavírus. Prevê-se que o valor acrescentado da metalurgia diminua 12% em 2020, após uma contração de 11% em 2019, com os atrasos nos pagamentos e as insolvências a aumentar nos próximos meses.

• Papel - Degradação de risco médio para elevado

A produção no segmento de livros e publicações continua a diminuir, à medida que a procura por materiais impressos, papéis para escrever e papel de jornal cai devido à crescente importância dos media digitais. As questões ambientais também desempenham um papel nesta tendência. Prevê-se que o valor acrescentado da impressão e do setor de publicações diminua 4% em 2020, após uma redução de 2% em 2019.

• Químico e Farmacêutico – Risco médio

As empresas químicas e farmacêuticas apresentam geralmente uma sólida posição financeira, bons registos de pagamento e baixas taxas de insolvência em comparação com outros setores. No entanto, a redução da procura por parte dos principais setores compradores, como o setor automóvel, teve um impacto negativo no desempenho do segmento de produtos químicos, e o valor acrescentado do setor deverá diminuir cerca de 10% em 2020. A curto prazo, a procura de produtos farmacêuticos deverá beneficiar do aumento das despesas com saúde.

• Serviços – Degradação do risco de médio para elevado

O impacto da pandemia de coronavírus sente-se particularmente no setor do turismo tailandês, o que pesa no desempenho geral do setor de serviços. O turismo gera mais de 10% do PIB da Tailândia e os turistas chineses representavam mais de 25% das receitas. Devido às amplas medidas de confinamento adotadas no início de 2020, muitos segmentos viram-se seriamente afetados, em especial os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e operadores turísticos. Prevê-se que o valor acrescentado dos hotéis e do setor da restauração sofra uma contração superior a 7% em 2020. Tanto os atrasos nos pagamentos como as insolvências vão aumentar consideravelmente nos segmentos afetados.

• Têxtil - Risco muito elevado

Os produtores do setor têxtil sofreram a uma situação difícil em 2019 resultante do excesso de capacidade e da concorrência agressiva. Os grossistas e retalhistas veem-se afetados negativamente pelas alterações no comportamento dos clientes e pelo aparecimento de novos retalhistas online.  O seu desempenho deteriorou-se ainda mais devido à queda nas vendas durante o confinamento no início de 2020. Prevê-se que o valor acrescentado do setor têxtil sofra uma redução de 11% em 2020, após as reduções de dois dígitos registadas em 2018 e 2019, com um novo aumento dos incumprimentos e das falências empresariais.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.