O risco de incumprimento na Eslováquia

Setores como aço, automóvel, construção, maquinaria, metalurgia, serviços e têxtil apresentam um alto risco de incumprimento.

Lisboa - 03-ago-2020

• Aço - Risco elevado

Em 2019, a procura de aço por parte da indústria transformadora já tinha desacelerado. Os produtores de aço foram afetados pelo aumento dos custos com a energia e pela importação contínua de aço chinês mais barato. A legislação ambiental coloca pressão adicional sobre o setor. Em 2020, os produtores e comerciantes de aço foram afetados pela deterioração da procura dos principais setores compradores, como o automóvel, construção e máquinas. Prevê-se que o valor acrescentado do aço contraia quase 6% em 2020 e que as insolvências aumentem acentuadamente.

• Agricultura - Risco médio

Em 2019, a seca levou a uma menor produtividade, enquanto os custos energéticos, de mão de obra e de alimentação aumentaram. O setor foi afetado pelas consequências do confinamento em questões de transportes e cadeia de fornecimentos. O valor acrescentado da agricultura deve contrair quase 7% em 2020, mas as perspetivas de recuperação são boas.

• Alimentação - Risco médio

Desde o ano passado, uma queda significativa nos preços do açúcar causou prejuízos às refinarias. Os processadores de carne foram afetados pelo aumento dos preços da carne suína. Além disso, os custos de energia e mão-de-obra aumentaram. Embora muitos produtores de alimentos tenham beneficiado do aumento da procura interna no primeiro semestre de 2020, os exportadores foram afetados pelas consequências do confinamento relacionado com o coronavírus em questões de transportes e cadeia de fornecimentos. Prevê-se que o valor acrescentado diminui 1,5% em 2020.

• Automóvel e transportes - Risco elevado

Os fabricantes e fornecedores de automóveis sofrem uma deterioração global nas vendas de carros de passageiros e comerciais, o que causou sérias tensões de liquidez e défice de caixa. As margens já estavam sob pressão antes do surto de coronavírus, devido às vendas dececionantes de 2019 e ao aumento dos investimentos para fazer face à mudança dos motores de combustão para a mobilidade eletrónica. Prevê-se que o valor acrescentado do setor automóvel contraia mais de 7% em 2020, com aumentos nas insolvências e mais atrasos nos pagamentos durante os próximos meses.

• Bens de consumo duradouro - Risco médio

O consumo privado de bens de consumo não alimentar deteriorou-se devido ao impacto do coronavírus, e muitas empresas fecharam temporariamente devido ao confinamento. O sentimento dos consumidores e o aumento do desemprego poderiam constituir um obstáculo a uma recuperação no curto prazo.

• Construção e materiais de construção - Risco elevado

As margens são muito reduzidas neste setor, com maior risco de crédito principalmente para players mais pequenos. Devido à recessão atual, as empresas são afetadas pelo adiamento de projetos e pelo volume reduzido de encomendas. Espera-se que os atrasos nos pagamentos e as insolvências aumentem em 2020, com o valor acrescentado a contrair 5%.

• Electrónica e TIC - Risco médio

As vendas de produtos eletrónicos e de TIC deterioraram-se com o encerramento temporário dos negócios devido ao confinamento. Os retalhistas de equipamentos eletrónicos conseguiram compensar parcialmente esse declínio aumentando as vendas on-line, mas à custa de margens mais apertadas. Prevê-se que o valor acrescentado do setor das TIC aumente 1% em 2020, depois de crescer 4,6% em 2019.

• Financeiro – Degradação do risco de baixo para médio

O setor permanece relativamente robusto, mas é afetado pela recessão económica geral. Problemas financeiros crescentes para empresas e famílias podem levar a mais incumprimentos junto da banca e a condições de empréstimo mais restritas.

• Maquinaria e engenharia - Degradação do risco de médio para elevado

Em 2019, a procura por máquinas diminuiu, levando a uma diminuição na produção e nas receitas. O aumento dos custos energéticos e de mão-de-obra teve um efeito negativo nas margens. Desde o primeiro trimestre de 2020, os investimentos dos fabricantes de máquinas e setores relacionados deterioraram-se, enquanto as empresas de engenharia foram afetadas por restrições relacionadas com o coronavírus no tráfego de funcionários transfronteiriço. Depois de cair 2% em 2019, o valor acrescentado da engenharia deverá contrair novamente quase 3%. Os atrasos nos pagamentos e as insolvências vão aumentar em 2020.

• Metalurgia - Risco elevado

A procura por metais por parte da indústria transformadora desacelerou em 2019, o que levou a uma redução na produção e nas receitas. O aumento dos custos de energia e mão-de-obra teve um efeito negativo nas margens. Atualmente, os produtores de metais sofrem com a deterioração da procura dos principais setores de compras, como ao automóvel, construção e máquinas. Prevê-se que o valor acrescentado da produção de metais contraia mais de 6% em 2020 e que as insolvências aumentem consideravelmente.

• Papel - Risco médio

O setor continua a ver-se afetado pela digitalização, o que levou a uma redução na procura nos últimos dois anos. Espera-se que o crescimento do valor aacrescentado desta indústria estabilize em 2020.

• Químico e farmacêutico – Degradação do risco de baixo para médio

As empresas químicas e farmacêuticas apresentam, em regra, uma sólida posição financeira, bons registos de pagamento e baixas taxas de insolvência, em comparação com outros setores. No entanto, como muitas empresas químicas abastecem o setor automóvel, sentem os impactos da diminuição na procura. Espera-se que seu valor acrescentado diminua 4% em 2020. Na indústria farmacêutica, muitas empresas solicitam prazos de pagamento mais longos, mas o valor acrescentado deve crescer 1% em 2020 devido ao aumento das despesas de saúde.

• Serviços - Degradação do risco de médio para elevado

Devido às amplas medidas de contenção e ao encerramento de empresas, muitos segmentos são severamente afetados, em especial os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e operadores turísticos. O valor acrescentado dos serviços deverá cair mais de 4% em 2020.

• Têxtil - Risco elevado

Produtores, grossistas e retalhistas já estavam a ser afetados antes do surto de coronavírus devido a uma concorrência feroz, margens baixas, redução de vendas, mudanças no comportamento dos clientes e aumento da concorrência dos retalhistas on-line. O desempenho deteriorou-se ainda mais devido às baixas vendas durante o confinamento. Prevê-se que o valor acrescentado dos têxteis caia mais de 10% em 2020 e que as insolvências aumentem ainda mais.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.