Protecionismo ameaça bom comportamento do setor químico mundial

Se as disputas comerciais internacionais se intensificarem, há um risco imediato de que as medidas de retaliação adotadas afetem a indústria química.

Madrid - 19-jul-2018

A indústria química mundial mantém um bom desempenho setorial, com uma situação financeira sólida, bons registos quanto a pagamentos e taxas de insolvência baixas em comparação com outras indústrias. De acordo com o mais recente relatório divulgado pela Crédito y Caución, a solidez do PIB mundial, com uma previsão de crescimento de mais de 3% em 2018, sustenta o crescimento da procura de produtos químicos nos principais mercados finais, incluindo a indústria automóvel, a construção civil e a eletrónica.

No entanto, como a indústria química é cíclica e altamente dependente de mudanças na economia global e de variações nos preços das matérias-primas – em especial nos preços do petróleo e do gás -, a ameaça de uma escalada das guerras comerciais constitui o principal risco para as suas perspetivas futuras.

Segundo o relatório, um dos países mais expostos a esse risco são os Estados Unidos, onde as previsões dos empregadores apontavam para sólidos crescimentos em 2018 (3,7%) e 2019 (3,9%). Muitos de seus subsetores desfrutam da vantagem competitiva dos baixos preços do gás e do xisto, o que transformou os EUA no segundo produtor mundial com menores custos de produção. Contudo, existe um risco elevado de que as políticas protecionistas afetem as suas oportunidades de negócio, devido à imposição de tarifas punitivas. Caso as disputas comerciais internacionais se intensifiquem, existe o risco imediato de que as medidas de retaliação adotadas pelos parceiros comerciais afetem a indústria química dos Estados Unidos.

O relatório divulgado pela principal seguradora de crédito na Península Ibérica, que analisa em detalhe a evolução do setor químico no Brasil, EUA, Índia, Indonésia, Itália, México, Polónia, Reino Unido e Turquia, prevê que o aumento das fusões e aquisições iniciadas em 2015 continue em 2018, sustentado pelo interesse dos investidores externos em aumentar a sua atividade na indústria química num contexto financeiro global de baixas taxas de juros.

O mercado mundial de produtos farmacêuticos continua confrontado com uma pressão sobre os preços e com a necessidade de criar valor. O relatório da Crédito y Caución prevê que as vendas globais de medicamentos aumentem cerca de 3% em 2018, um ritmo de crescimento mais lento do que o registado nos anos anteriores, impulsionado especialmente pelo mercado de medicamentos oncológicos. O expirar de patentes terá um impacto moderado este ano, enquanto os preços dos genéricos vão continuar a baixar. Em 2018, são esperadas mais fusões e aquisições na indústria farmacêutica, estimuladas pela desaceleração do crescimento orgânico, pela volatilidade das receitas, pelo aumento dos custos com I&D e de comercialização, e pela incerteza quanto ao retorno dos investimentos.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.