Dez por cento das empresas considera que a morosidade ameaça a sua sobrevivência

Segundo o Estudo de Risco de Crédito promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform, 66% das empresas nacionais sofrem impactos negativos da morosidade

Lisboa - 13-abr-2021

Sessenta e seis por cento das empresas portuguesas sofrem o impacto negativo da morosidade nas suas contas de resultados e 10% afirma que corre o risco de fechar pelo impacto dos incumprimentos. Este é o retrato da morosidade que nos oferece o Estudo da Gestão de Risco de Crédito em Portugal, impulsionado pela Crédito y Caución e pela Iberinform.

A falta de controlo sobre a morosidade nos pagamentos é um risco para a atividade empresarial. O incumprimento de pagamentos acordados gera importantes tensões de liquidez numa situação como a atual e é especialmente desestabilizador nas operações das empresas mais pequenas. Se se chega ao não pagamento de uma venda comercial a crédito, a perda equivale aos custos de produção do produto. O impacto de um incumprimento comercial acentua-se quanto menor for a margem de lucro, na medida em que multiplica o número de vendas com clientes solventes necessárias para compensar a perda. Se uma empresa com uma margem comercial de 10% sofre um incumprimento de 10.000 euros, deverá gerar um novo negócio de 100.000 euros para compensar o impacto dos 9.000 euros em custos de produção.

De acordo com o Estudo de Gestão de Risco de Crédito em Portugal, 42% das empresas portuguesas regista um aumento dos seus custos financeiros por causa da morosidade e 33% enfrenta perdas de rendimentos significativas. Além disso, 28% das empresas veem-se obrigadas a travar a sua expansão comercial e 26% a limitar os seus novos investimentos.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Sobre a Iberinform

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas.