O risco de incumprimento no Japão

Setores como o aço, automóvel e transporte, bens de consumo duradouro, construção, metalurgia, serviços ou têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento.

São Paolo - 29-jun-2020

• Aço – Deterioração do Risco de médio para elevado

Devido ao fraco crescimento económico em 2020, o valor acrescentado do aço deverá cair mais de 12% este ano. Este setor está a sentir uma queda acentuada na procura devido à diminuição das encomendas dos fabricantes de automóveis e das empresas de construção, que são os principais clientes das siderúrgicas nipónicas. Além disso, nas circunstâncias em que a produção de aço na China foi retomada, a procura permanece fraca. O excesso de oferta e a pressão descendente sobre o preço do aço são uma preocupação para o setor.

• Agricultura – Risco baixo

O setor foi afetado pelas consequências do confinamento em questões de transporte e cadeia de fornecimento. Após vários anos de crescimento, prevê-se que o aumento do valor acrescentado da agricultura caia em torno de 5% em 2020, mas há boas perspetivas para uma rápida recuperação.

• Alimentação – Risco baixo

O setor foi afetado pelas consequências do confinamento em questões de transporte e cadeia de fornecimento. Após dois anos de crescimento, o valor acrescentado deverá contrair cerca de 3% em 2020.

• Automóvel e transporte – Degradação do risco de médio para elevado

Embora as margens já estivessem sob pressão antes do surto de coronavírus, os fabricantes e fornecedores nipónicos de automóveis sofrem os efeitos da deterioração global nas vendas de carros de passageiros e de veículos comerciais. Isso levou a um declínio acentuado na produção, tensões de liquidez e défices de caixa para muitas empresas. Prevê-se que o valor acrescentado do setor automóvel tenha uma contração de mais de 13% em 2020, após uma redução de 1,2% em 2019. Embora o número de casos de incumprimento e de insolvência tenha sido baixo em 2018 e 2019, é esperado um aumento substancial em 2020. O risco de crédito dos fornecedores de Tier 2 aumentou particularmente, na medida em que costumam fabricar produtos de baixa tecnologia facilmente substituíveis e apresentam uma situação financeira mais débil.

• Bens de consumo duradouro – Deterioração do risco de médio para elevado

O consumo privado de bens de consumo não-alimentares deteriorou-se desde o quarto trimestre de 2019, devido a um aumento do IVA em outubro de 2019. O impacto da pandemia de coronavírus acelerou esse declínio dado que muitas empresas fecharam temporariamente devido às medidas de contenção. O declínio contínuo do sentimento dos consumidores e o aumento do desemprego podem impedir uma recuperação no curto prazo. Prevê-se que o valor acrescentado do retalho sofra uma contração de mais de 7% em 2020. O número de incumprimentos e falências está a aumentar no segmento do retalho não alimentar.

• Construção e materiais de construção – Degradação do risco de médio para elevado

Em 2020, as ordens de construção e produção vão sofrer com a grave recessão económica. Prevê-se que o valor acrescentado da construção diminua mais de 2% em 2020 e que o nível de incumprimento aumente, em especial entre as empresas de menor dimensão.

• Eletrónica e TIC - Degradação de risco de baixo para médio

A produção de TIC foi severamente afetada pelas interrupções na cadeia de fornecimento e deterioração da procura na China no primeiro trimestre de 2020. Ao mesmo tempo, as vendas domésticas de TIC deterioraram-se devido ao encerramento temporário das empresas durante o confinamento no início de 2020, enquanto a menor procura da China dificultou as exportações. Prevê-se que o crescimento do valor acrescentado do setor de TIC caia aproximadamente 1,5%, após fortes taxas de crescimento em 2018 e 2019. Até recentemente, o perfil financeiro dos produtores e fornecedores de serviços de TIC era bom e a maioria das empresas gerou receitas e lucros elevados, além de balanços sólidos. No entanto, mesmo antes do surto de coronavírus, os grossistas e retalhistas de TIC já estavam a operar num ambiente altamente competitivo, com baixas margens de lucro, tornando-os suscetíveis ao risco de perda.

• Financeiro – Risco baixo

O setor continua relativamente robusto. No entanto, o aumento dos problemas financeiros tanto para as empresas como para os consumidores devido à recessão económica poderá dar lugar a um maior número de incumprimentos dos bancos e a condições de empréstimo mais exigentes.

• Maquinaria e Engenharia – Risco médio

As empresas deste setor são, em geral, financeiramente sólidas. No entanto, as perspetivas de negócio foram afetadas pela queda de encomendas e menor produção devido à crise económica. A procura nacional e internacional dos principais setores compradores, como o setor automóvel, deteriorou-se. Prevê-se que o valor acrescentado da engenharia sofra uma contração superior a 10% em 2020.

• Metalurgia – Degradação do risco de médio para elevado

Devido ao fraco crescimento económico em 2020, o valor acrescentado da produção metalúrgica deverá diminuir mais de 11% este ano. Os principais produtores e comerciantes de metais não ferrosos do Japão estão a enfrentar uma diminuição tanto na procura como no fornecimento de commodities, devido à lentidão da produção dos fabricantes de automóveis, que são os principais compradores do setor, e ou encerramento ou diminuição das atividades de mineração na América do Sul e em África, em resultado das medidas de contenção impostas pelas autoridades locais.

• Papel – Risco médio

A indústria do papel tem baixa relevância no Japão, comparativamente com outros setores de atividade. O impacto da pandemia de coronavírus poderia ser tanto positivo, com mais pessoas com tempo para ler, como negativo pela diminuição das receitas de publicidade devido à crise económica que obriga algumas revistas e jornais a sair do mercado.

• Químico e farmacêuticos – Risco baixo

As empresas químicas e farmacêuticas apresentam, regra geral, uma sólida posição financeira, bons registos de pagamentos e baixas taxas de insolvência, em comparação com outros setores. No entanto, a procura de setores compradores importantes, como o setor automóvel, tem um impacto negativo no desempenho dos produtos químicos e o valor acrescentado do setor deve diminuir em quase 7% em 2020. A procura por produtos farmacêuticos deve beneficiar do aumento das despesas de saúde.

• Serviços – Degradação do risco de médio para elevado

Devido às extensas medidas de contenção tomadas no início de 2020, muitos segmentos foram consideravelmente afetados, em especial a hotelaria e restauração, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e operadores turísticos. Espera-se que o valor acrescentado de hotéis e restaurantes contraia mais de 10% em 2020. Os atrasos nos pagamentos e as insolvências devem aumentar significativamente nos segmentos de serviços afetados.

• Têxtil – Risco elevado

Os grossistas e retalhistas sentem os efeitos negativos das mudanças no comportamento dos clientes e da maior concorrência de novos retalhistas online. O seu desempenho deteriorou-se ainda mais com a queda das vendas durante o confinamento no início de 2020 e com a diminuição do sentimento dos consumidores. Prevê-se que o valor acrescentado do setor têxtil se reduza mais 8% em 2020, com um aumento dos incumprimentos e das falências de empresas.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.