Taiwan mantém sólidas bases económicas

Com uma dívida pública de cerca de 30% do PIB denominada em moeda local e nas mãos de investidores nacionais, Taiwan tem margem para medidas de estímulo face à pandemia.

São Paolo - 15-abr-2020

A Crédito y Caución prevê que o PIB de Taiwan se contrairá em 2020 em torno de 0,5%, sem afastar a possibilidade de uma recessão mais pronunciada. As medidas adotadas na China continental para combater a pandemia de coronavírus estão a provocar atrasos na produção de Taiwan e escassez de matérias-primas, especialmente nos setores da eletrónica e das TIC, que representam 33% das suas exportações. Embora a  ilha tenha conseguido até agora travar a propagação do coronavírus, a procura interna viu-se afetada pela desaceleração do consumo privado e pelas amplas proibições às viagens, que pararam a afluência de turistas.

A Crédito y Caución prevê que as exportações de Taiwan sofram uma contração superior a 6% em 2020. Este mercado está muito integrado na cadeia de fornecimento global, orientado principalmente para a exportação de eletrónica, equipamentos informáticos, metais e plásticos. A exportação de bens e serviços representa mais de 70% do PIB e a China continental representa cerca de 40% das suas exportações e 20% das importações.

Neste contexto, a Crédito y Caución prevê um aumento das insolvências em Taiwan. O risco de crédito dos setores de eletrónica e das TIC, do comércio retalhista de bens de consumo duradouros e dos serviços de hotelaria, restauração e turismo pioraram. Uma maior deterioração da procura externa poderia pesar sobre os setores dependentes das exportações, principalmente a eletrónica e as TIC.

Em março, o banco central reduziu as taxas de juro pela primeira vez em quatro anos ao mínimo histórico de 1,125% e proporcionou liquidez aos bancos para apoiar as PME. Em abril, as autoridades lançaram medidas de estímulo no valor de 35.000 milhões de dólares para apoiar empresas e famílias. As finanças públicas de Taiwan são muito sólidas, com uma dívida pública de cerca de 30% do PIB denominada em moeda local e nas mãos de investidores nacionais. Isto oferece uma certa margem para despesas adicionais, se forem necessárias. Entre os riscos de baixa para esta economia, além do prolongar da pandemia mundial, encontram-se uma escalada das tensões políticas com a China continental ou a adoção de novas medidas protecionistas por parte de Washington.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.