Roménia vulnerável à opinião de investidores internacionais

O setor financeiro romeno permanece sujeito a um alto risco de crédito devido aos desajustes nas taxas de câmbio e ao baixo crescimento do crédito.

São Paolo - 21-nov-2019

A Crédito y Caución prevê uma desaceleração do crescimento da Roménia em 2020 devido ao arrefecimento das exportações e da procura interna. Após dois anos de crescimento sólido, os estímulos fiscais - reduções de impostos, aumento do salário mínimo e dos salários no setor público - estão a diminuir os seus efeitos no consumo das famílias.

A dívida pública da Roménia permanece moderada, abaixo de 40% do PIB, mas o défice orçamental aumenta desde 2016 devido à política fiscal expansiva o que leva a Crédito y Caución a prever que, em 2019 e 2020, continue o seu aumento para cerca de 3,5 % do PIB.

Os desequilíbrios macroeconómicos também afetam o défice em conta corrente, que permanecerá acima de 4% do PIB em 2019 e 2020, devido à elevada procura por importações e ao menor crescimento das exportações. A moeda está sujeita a alguma volatilidade e o país permanece vulnerável às saídas de capital derivadas da opinião dos investidores internacionais.

O setor financeiro romeno, embora a sua posição tenha melhorado, permanece sujeito a um elevado risco de crédito decorrente dos desajustes nas taxas de câmbio e do baixo crescimento do crédito. A população está em declínio e a envelhecer num contexto de instabilidade, excessiva burocracia e corrupção que dificulta o investimento estrangeiro.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.