O setor automóvel sofrerá uma deterioração do risco de crédito nos próximos cinco anos

A Crédito y Caución salienta que, devido aos desafios estruturais que o setor enfrenta, ocorrerá um aumento nos atrasos e nos incumprimentos mesmo que haja uma reversão no crescente protecionismo e nas limitações ao livre comércio.

São Paolo - 10-set-2019

A queda nas vendas globais de veículos e os importantes desafios estruturais que o setor enfrenta terão um impacto significativo no risco de incumprimento na indústria automóvel. A Crédito y Caución prevê “um aumento do risco de crédito de muitos fornecedores do setor automóvel estruturalmente mais fracos nos próximos cinco anos, o que levará a um incremento das tensões na liquidez, nos atrasos nos pagamentos e nas insolvências”.

A questão vai além da possível imposição efetiva de tarifas punitivas a veículos e peças por parte dos EUA. A análise da seguradora de crédito realça que este cenário de deterioração do risco ocorrerá mesmo que o crescente protecionismo seja revertido e que as limitações ao livre comércio não se concretizem. Segundo o relatório, que analisa detalhadamente a situação de doze mercados, a reorganização do setor e a evolução dos hábitos de consumo podem levar a “uma grave deterioração da situação financeira de todas as empresas do setor ao longo da cadeia de valor, incluindo os fabricantes de peças originais”.

Num contexto de incerteza em torno das tecnologias que irão prevalecer no futuro da mobilidade, o relatório aponta que “serão necessários grandes investimentos para fazer face às mudanças nas condições do mercado” que ascenderão, apenas no segmento de veículos elétricos, a perto de 300.000 milhões de dólares nos próximos anos. Inovações como a condução autónoma ou a relativa simplicidade dos motores elétricos, que utilizam muito menos peças que os motores de combustão, estão a atrair atores externos ao setor que contam com uma forte capitalização e com vantagens tecnologias que propiciam uma reestruturação da cadeia de valor.

De acordo com as previsões contidas no relatório, as vendas mundiais de carros diminuirão 5% em 2019. Este contexto “representa um grande desafio para a maioria dos pequenos e médios fornecedores. Muitos deles estão a ser fortemente afetados pela atual recessão, na medida em que as vendas se deterioraram e as margens, já escassas, se reduziram ainda mais”. A Crédito y Caución confirma que os níveis de incumprimento e insolvência já estão a aumentar entre os operadores que fornecem componentes de menor valor para um único fabricante.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo Informação adicional

Os cookies são pequenos arquivos de texto que as páginas web podem usar para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento desta página. Para todos os outros tipos de cookies precisamos da sua permissão. Esta página utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. A qualquer momento pode alterar ou retirar seu consentimento na Declaração de Cookies no nosso website. Saiba mais sobre quem somos, como pode entrar em contato connosco e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade.