Brasil reforça-se contra risco de incumprimento

O mais recente Barómetro de Práticas de Pagamento revela que as empresas brasileiras estão a reforçar as suas políticas de gestão de crédito e de avaliação da solvabilidade dos clientes.

Madrid - 15-jul-2019

O mais recente Barómetro de Práticas de Pagamento sobre o Brasil, divulgado pela Crédito y Caución, revela que as empresas estão a reforçar a proteção de faturas a pagamento face a riscos de incumprimento. Segundo o estudo, 33% do valor total das faturas B2B emitidas no Brasil é afetado por situações de incumprimento. Em média, para converter as faturas vencidas em dinheiro, as empresas brasileiras necessitam de 56 dias, menos três do que em 2018.

Para aliviar a pressão financeira sobre os negócios, 43% das empresas brasileiras adotam medidas para corrigir o fluxo de caixa e 39% são forçadas a atrasar o pagamento de faturas aos seus próprios fornecedores. A taxa média de incumprimento para empréstimos comerciais é de cerca de 2,5%. Com uma perceção de risco tão elevada, as empresas estão a reforçar as suas políticas de gestão de crédito em torno da avaliação da solvabilidade dos potenciais clientes. Quarenta e três por cento das empresas realizam verificações da solvência dos seus clientes e 37% solicitam métodos de pagamento seguros, como pagamento a dinheiro. Trinta e três por cento das empresas fazem provisões contra dívidas incobráveis de modo a garantir a sua estabilidade financeira. Além disso, 33% estão protegidas contra a volatilidade das moedas e o impacto na taxa de câmbio.

Neste contexto, as empresas brasileiras têm uma opinião otimista quanto à evolução das práticas de pagamento B2B. Quarenta e oito por cento esperam uma melhoria nos próximos meses, face aos 22% que acreditam num agravamento. Para melhorar a sua gestão dos riscos de incumprimento, 35% vão reforçar as verificações de solvabilidade dos seus clientes e 33% pretendem reclamar as faturas em atraso com maior frequência.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.