Suécia desacelera em 2019

A Crédito y Caución prevê que as insolvências de empresas suecas aumentem em 2019 pelo terceiro ano consecutivo.

Madrid - 10-jul-2019

Em 2017 e 2018, a economia sueca cresceu 2,4% ao ano, apoiada numa política monetária flexível, numa forte procura interna e num sólido crescimento do investimento e das exportações. Em 2019, a expansão económica deverá desacelerar para menos de 2%, na medida em que a procura interna e externa enfraqueçam. Enquanto pequena economia aberta que depende fortemente das exportações, a Suécia está exposta a uma possível recessão no comércio mundial.

As insolvências das empresas suecas aumentaram em 2017 e 2018 após três anos de diminuições anuais. Em 2019, espera-se outro aumento de 3%, principalmente devido aos efeitos de arrasto do grande incremento registado em 2018.

A fim de combater a deflação e enfraquecer a moeda, desde 2014 que o Banco Central da Suécia tem baixado repetidamente as taxas. Apesar do aumento em dezembro, a taxa permanece negativa (-0,25%). Espera-se que a inflação se mantenha próxima do objetivo central de 2% em 2019 e 2020.

A solidez das finanças públicas oferece margem para um alívio fiscal em caso de recessão económica. Um possível risco negativo para a economia sueca continua a ser o elevado endividamento das famílias, causado pelas facilidades de acesso ao crédito e pela compra de casa própria. Apesar do endurecimento das exigências de amortização hipotecária, a proporção da dívida das famílias em relação ao rendimento disponível continuava acima dos 180% em 2018, o que as torna vulneráveis a quedas acentuadas nos preços da habitação e à subida das taxas de juro.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo URL
_gcl_au googletagmanager.com Utilizado por Google AdSense para experimentar con la eficacia de la publicidad en los sitios web que utilizan sus servicios. 3 meses HTTP pageLink
_ga googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 2 años HTTP pageLink
_gat Script inline Utilizado por Google Analytics para reducir la tasa de solicitudes 1 día HTTP pageLink