Malásia vulnerável ao protecionismo

O setor externo, uma das principais forças económicas da Malásia, torna o país vulnerável às flutuações de preços internacionais e à escalada do protecionismo comercial.

Madrid - 08-jul-2019

A Crédito y Caución antecipa uma desaceleração do crescimento da Malásia em 2019 e 2020, causada pelo impacto da escalada do protecionismo comercial nas exportações.  O setor externo, uma das principais forças económicas da Malásia, torna o país vulnerável a flutuações nos preços globais da energia e da eletrónica, ao enfraquecimento progressivo da procura mundial e ao arrefecimento do ciclo económico chinês.

A procura interna sustenta a expansão económica do país, impulsionada pelo consumo do setor público e pelos gastos das famílias, que se mantêm acima da linha de água. As eleições de maio abriram um novo ciclo no país que pela primeira vez não é governado pelas forças que alcançaram a independência em 1957. O novo governo aboliu o impopular imposto de 6% sobre bens e serviços, introduzido em 2015 para reduzir a dependência das receitas do petróleo. Além disso, reintroduziu os subsídios aos combustíveis. Segundo a análise publicada pela Crédito y Caución, estas medidas irão aumentar o rendimento disponível estimulando a economia. No entanto, o aumento da inflação e das taxas de juros poderia reduzir o poder de compra das famílias. A Malásia tem um setor financeiro bem capitalizado, com uma taxa de incumprimento baixa (1,5%). Contudo, o elevado nível de endividamento das famílias, que atinge 85% do PIB e 150% dos rendimentos disponíveis, é um fator de risco se as taxas de juros aumentarem substancialmente.

Além disso, a suspensão de infraestrutura de longo prazo está a afetar a expansão do investimento. O novo governo cancelou megaprojetos como os oleodutos construídos com ajuda chinesa ou o comboio de alta velocidade planeado com Singapura. A despesa pública regista défices anuais regulares entre 3,0% e 3,5% do PIB, enquanto a dívida pública ascende a 52% do PIB. A crescente proporção de dívida detida por não residentes é uma vulnerabilidade da economia malaia. Contudo, a taxa de câmbio é sustentada por superávites em conta corrente persistentes e pela regra do Banco Central de que 75% das receitas com as exportações devem ser convertidas em moeda local.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo URL
_ga googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 2 años HTTP pageLink
_gat_UA-# Script inline Utilizado por Google Analytics para reducir la tasa de solicitudes 1 día HTTP pageLink
_gid googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 1 día HTTP pageLink