Guerra comercial paralisa comércio mundial

No primeiro trimestre, as exportações dos EUA para a China caíram 30% em relação ao ano passado e as exportações da China para os Estados Unidos baixaram 9%.

Madrid - 11-jun-2019

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China terá custos económicos significativos em 2019: 0,2% do PIB no caso dos Estados Unidos e 0,5% no da China. O recente relatório da Crédito y Caución mostra a deterioração do comércio bilateral entre os dois países, que no primeiro trimestre do ano caiu 30% no caso das exportações dos EUA e 9% nas da China.

"A conclusão de que a China é menos afetada pela guerra comercial pode ser enganosa", adverte o relatório. No caso de setores como metais, plástico e maquinaria, afetados por tarifas, as vendas caíram entre 20% e 40%, enquanto as restantes exportações chinesas para os Estados Unidos aumentaram 12%.

A seguradora de crédito alerta que uma grave escalada de protecionismo poderia desacelerar ainda mais o comércio mundial, que em 2019 crescerá 2%. A seguradora analisa os efeitos de dois cenários possíveis. O primeiro, a evolução moderada do conflito, inclui tarifas de 25% para todo o comércio bilateral entre os Estados Unidos e a China e tarifas de 25%, com exceção do Canadá e do México, para automóveis e componentes. Segundo o relatório, o impacto deste cenário representaria uma décima no crescimento do PIB mundial em 2019 e uma desaceleração do comércio mundial até 1,3%.

Uma progressão do conflito no sentido de uma guerra comercial global "seria desastrosa para o crescimento do comércio internacional em 2019 e 2020". Além das tarifas de 25% para o comércio bilateral entre os EUA e a China, este cenário contempla tarifas de 25% para a indústria automóvel sem exceções e tarifas de 10% para os restantes setores com a União Europeia e o Japão. Este cenário causaria, segundo o relatório Crédito y Caución, uma forte desaceleração do PIB mundial de quatro décimas em 2019, para 2,3% em 2019, e ainda mais grave em 2020, para 1,4%. No pior dos cenários, o comércio mundial pararia em 2019 e sofreria uma contração de 2,3% em 2020.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Brasil, com uma quota de mercado de 19%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Portugal. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.